Evento reuniu comunidades indígenas, quilombolas e assentados em Barão de Antonina para troca de saberes, valorização cultural e fortalecimento de vínculos sociais
Em homenagem ao “Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas”, celebrou-se no dia 8 de fevereiro de 2026, na Aldeia Txondaros Tekoá Mbaé (Barão de Antonina-SP), a segunda edição do Festival Irmãos da Terra que reuniu os anfitriões e os moradores do Quilombo Fazenda Silvério (Itararé-SP) e Assentamento 8 de Março (Riversul-SP).
O objetivo do festival é promover a troca de saberes e fortalecer os vínculos entre as comunidades rurais do Sudoeste Paulista. A programação deste domingo contou apresentações feitas pelo Cacique Natan e Pajé Vandir sobre cultura, espiritualidade e modos de vida indígena. Na sequência, houve uma exposição do artesanato conduzida pela professora Jussara e oficina de arco e flecha com o garoto Brian.
A refeição foi preparada pela matriarca da aldeia, Iracema, e contou com peixe assado na folha de bananeira, creme de milho verde, mandioca e frutas, alimentos produzidos na aldeia ou na vizinhança. Após o delicioso almoço, foi feita uma apresentação de canto e violão e uma roda de conversa sobre os valores e lutas compartilhados entre as três comunidades.
A Cânions Paulistas agradece imensamente a participação de todos e, em especial, aos organizadores do evento. Dedicamos este potente encontro ao grande Txondaro (guerreiro em tupi-guarani), o Vice-Cacique Valdeir, um parceiro da associação e uma importante liderança regional.

Fotografias: Olga Sudario (@travestiagroecologica) e Carolina Klocker (@gaivota.registros)
Realização: Cânions Paulistas
Parceria: Aldeia Txondaros Tekoá Mbaé (@oficialtxondarotekoa), Assentamento 8 de Março (@assentamento_08demar) e Quilombo Fazenda Silvério (@quilombolas_silverio)
Apoio: Rede Sociotecnica do Sudoeste Paulista (@rede.sociotecnica) e Roteiro do Milho (@oroteirodomilho)
Patrocínio: Usina da Imaginação (@usinadaimaginacao)






