A celebração, a união, a tradição e o reencontro marcaram neste domingo (11) mais uma edição da Festa da Negadinha da Usina Santa Bárbara, no Complexo Usina Santa Bárbara, valorizando aqueles que construíram a história de Santa Bárbara d’Oeste. A economia solidária foi o foco, com a arrecadação de R$ 120 mil na Praça de Alimentação para instituições assistenciais que ajudam diversos públicos da população barbarense.
Como parte da 24ª edição, além da missa campal, a cultura se fez presente com animação da Corporação Musical União Barbarense, Banda Soul Blues e Robson Cruz e Banda. A atração principal ficou por conta da dupla de violeiros Goiano e Paranaense.
“A Usina Santa Bárbara é um local de gente trabalhadora, que com seu suor realizaram sonhos. E é respeitando essa história que valorizamos tudo aquilo que esteja relacionado à Usina Santa Bárbara – considerada hoje um dos espaços mais completos para a realização de eventos em toda a região”, disse o prefeito Rafael Piovezan, acompanhando a Turma da Negadinha da Usina no hasteamento do mastro com imagens de São Antonio, São João e São Pedro. “Meus cumprimentos a todos envolvidos na organização da festa. Meu agradecimento especial ao Padre Paulo e todas as entidades participantes”, complementou.
Evandro Felix, secretário de Cultura e Turismo, ressaltou que a cada edição tem ampliado a estrutura da Festa da Negadinha para atender o público que vem crescendo e prestigiando o evento. “A economia solidária é um dos pilares da festa, que reúne instituições sociais, voluntários e o público, todos em busca do divertimento em favor do cunho social. Agradeço o empenho do prefeito Rafael Piovezan na manutenção desse importante evento que preserva a história da nossa gente”, enalteceu.
A Praça de Alimentação foi explorada pelo Serviço de Assistência Social – Meimei, AMEV, Centro Espírita Maria Goretti, Creche Papa João Paulo II, AMAI, Amobam, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital Santa Bárbara e Turma da Negadinha da Usina. Essas instituições foram selecionadas por meio de Edital de Chamamento Público. A Feira de Artesanato também esteve presente no evento, com comercialização de trabalhos feitos em diversas técnicas pelos artesãos do Município e região.
A “Festa da Negadinha” surgiu em 1997 com a proposta de realizar o reencontro dos ex-moradores da antiga Usina Santa Bárbara. Os primeiros passos para construção dessa Usina foram dados em 1877, quando o major João Frederico Rheder adquiriu áreas da Fazenda São Pedro. Em 1883, foi montado o primeiro grande engenho. A usina de açúcar e álcool foi inaugurada em 25 de julho de 1914. O local foi desativado em 1995, mas continua sendo um dos pontos de maior identificação do Município.





VEJA TAMBÉM
Cabo Dorigon pode entrar no jogo estadual, mas mira 2028
Mottu abre inscrições para Programa de Trainee 2026 com salários de até R$ 6 mil
Câmara vota campanhas sobre abandono de idosos e saúde mental infantil na terça-feira