Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 24 Horas
  • Santa Bárbara d´Oeste

Festa da Negadinha da Usina celebra tradição e arrecada R$ 120 mil para entidades

Dennis Moraes 12 de junho de 2023 3 minutes read
24 festa da negadinha 09 imprensa

A celebração, a união, a tradição e o reencontro marcaram neste domingo (11) mais uma edição da Festa da Negadinha da Usina Santa Bárbara, no Complexo Usina Santa Bárbara, valorizando aqueles que construíram a história de Santa Bárbara d’Oeste. A economia solidária foi o foco, com a arrecadação de R$ 120 mil na Praça de Alimentação para instituições assistenciais que ajudam diversos públicos da população barbarense.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Como parte da 24ª edição, além da missa campal, a cultura se fez presente com animação da Corporação Musical União Barbarense, Banda Soul Blues e Robson Cruz e Banda. A atração principal ficou por conta da dupla de violeiros Goiano e Paranaense.

“A Usina Santa Bárbara é um local de gente trabalhadora, que com seu suor realizaram sonhos. E é respeitando essa história que valorizamos tudo aquilo que esteja relacionado à Usina Santa Bárbara – considerada hoje um dos espaços mais completos para a realização de eventos em toda a região”, disse o prefeito Rafael Piovezan, acompanhando a Turma da Negadinha da Usina no hasteamento do mastro com imagens de São Antonio, São João e São Pedro. “Meus cumprimentos a todos envolvidos na organização da festa. Meu agradecimento especial ao Padre Paulo e todas as entidades participantes”, complementou.

Evandro Felix, secretário de Cultura e Turismo, ressaltou que a cada edição tem ampliado a estrutura da Festa da Negadinha para atender o público que vem crescendo e prestigiando o evento. “A economia solidária é um dos pilares da festa, que reúne instituições sociais, voluntários e o público, todos em busca do divertimento em favor do cunho social. Agradeço o empenho do prefeito Rafael Piovezan na manutenção desse importante evento que preserva a história da nossa gente”, enalteceu.

A Praça de Alimentação foi explorada pelo Serviço de Assistência Social – Meimei, AMEV, Centro Espírita Maria Goretti, Creche Papa João Paulo II, AMAI, Amobam, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital Santa Bárbara e Turma da Negadinha da Usina. Essas instituições foram selecionadas por meio de Edital de Chamamento Público. A Feira de Artesanato também esteve presente no evento, com comercialização de trabalhos feitos em diversas técnicas pelos artesãos do Município e região.

A “Festa da Negadinha” surgiu em 1997 com a proposta de realizar o reencontro dos ex-moradores da antiga Usina Santa Bárbara. Os primeiros passos para construção dessa Usina foram dados em 1877, quando o major João Frederico Rheder adquiriu áreas da Fazenda São Pedro. Em 1883, foi montado o primeiro grande engenho. A usina de açúcar e álcool foi inaugurada em 25 de julho de 1914. O local foi desativado em 1995, mas continua sendo um dos pontos de maior identificação do Município.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: festa da negadinha Santa Bárbara d´Oeste usina santa bárbara

Post navigation

Previous: Sucesso nas ruas do Rio: Babi Beluco participa de Meia Maratona e reforça parceria com marcas famosas
Next: PLT – Posto do Trabalho da Prefeitura de Nova Odessa tem 18 vagas de emprego para esta 3ª-feira (13/06)

Leia também:

Feira do Produtor01
  • Santa Bárbara d´Oeste

Feira do Produtor divulga programação de março em Santa Bárbara

Dennis Moraes 2 de março de 2026
Transformando olhares na Semana da Mulher
  • Santa Bárbara d´Oeste

Semana da Mulher: Rede Feminina promove acolhimento, autoestima e reconstrução para pacientes oncológicas

Dennis Moraes 2 de março de 2026
Represa
  • Santa Bárbara d´Oeste

Fevereiro registra volume de chuvas 66% acima da média em Santa Bárbara d’Oeste

Dennis Moraes 27 de fevereiro de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente