“Férias no Zoo” reúne 40 crianças em Americana


Cerca de 40 crianças de 7 a 12 anos de idade estão participando do curso “Feras de Férias no Zoo”, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente – Parque Ecológico municipal “Cid Almeida Franco”. A atividade teve início na última terça-feira (14/7) e vai até sexta-feira (17/7) com diversas atrações e informações sobre animais, conservação da natureza, jogos e visitas monitoradas no zoológico, sempre no período da tarde, das 13 horas às 16h30.

Nesta quarta-feira (15/7) as crianças realizaram atividades sobre o Lobo Guará ,no Núcleo de Educação Ambiental, que fica no Parque Ecológico (avenida Brasil, 2525). Este ano, estão sendo abordados temas diferenciados como “Sou Amigo do Lobo”, “Sistema Urubu” e “Biodiversidade Somos Nós”, endossadas pela Sociedade de Zoológicos do Brasil, segundo a bióloga Silvia Maria de Campos Machado.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Adriano Camargo Neves, o objetivo é abordar ações que possam contribuir também para a conservação da natureza, um dos objetivos principais dos zoológicos atualmente.

O tema “Sou Amigo do Lobo” será promovido em função de 2015 ser o ano do Lobo Guará. Já a campanha do “Sistema Urubu”, criada pelo CBEE – Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas da Universidade Federal de Lavras- MG, é a maior rede social de conservação da biodiversidade brasileira.

Segundo a bióloga, trata-se de uma proposta do CBEE para reunir, sistematizar e disponibilizar informações sobre a mortalidade de fauna selvagem nas rodovias e ferrovias, com o objetivo de auxiliar o governo e as concessionárias na tomada de decisão para redução destes impactos.

Por meio de um aplicativo gratuito,qualquer pessoa pode registrar informações de atropelamento de fauna silvestre, bastando “baixar” o “Urubu Móbile” (disponível para Android e iOS). “Com essa possibilidade estaremos contribuindo com a pesquisa de locais onde existam mais riscos de atropelamentos da Fauna Silvestre e, consequentemente, ajudando a criar mais alternativas para a conservação das espécies”, explicou a bióloga..

O curso de férias do Zoo Americana irá divulgar também a campanha “Biodiversidade Somos Nós – Todos estamos conectados”, baseada na campanha da ONU – Organização das Nações Unidas, que determinou 2011-2020 como a Década da Biodiversidade, e em resposta a um chamado da WAZA – Associação Mundial de Zoológicos e Aquários, Segundo Silvia, trata-se de um material diferenciado, disponível para zoos e aquários que decidiram assumir a liderança em levar as pessoas a agir para preservar a biodiversidade. O projeto tem como objetivo principal fornecer ferramentas para aumentar a consciência sobre a biodiversidade”, disse a bióloga.

“Biodiversity is us” app está disponível para usuários “iOS e Android” em cinco línguas, sem nenhum custo, bastando fazer o download do app por meio do smarfone, já dispinibilizado em português.

Unidade de Imprensa – Daniela Alves
Foto: Marília Pierre

Comentários

Notícias relacionadas