Atividades que estimulem o intelecto dos pequenos são bem-vindas neste período
As férias de julho vêm com o objetivo de dar aquele respiro para as crianças antes de absorverem ainda mais ensinamentos. A questão é que o aprendizado é constante e não tem fim. Mesmo quando não estão em aula, as crianças estão processando informações. Sendo assim, estimular o aprendizado nas férias é uma forma de manter as crianças intelectualmente ativas e preparadas para o segundo semestre letivo. Para Maria Lúcia Defendi, coordenadora pedagógica do Colégio Raphael Di Santo Garcia, as férias de julho são muito importantes para estimular o raciocínio lógico das crianças e aguçar a curiosidade dos pequenos. “Como é um período mais curto de descanso, é importante que eles se mantenham ativos intelectualmente, porque o ano não acabou, é só um respiro para seguirmos”, explica a coordenadora.
O estímulo ao intelecto pode ser feito de forma sutil e muito lúdica. Se as férias representam diversão e brincadeiras, o ideal é manter as crianças ocupadas com atividades que possam incentivar o senso crítico, o questionamento e o raciocínio lógico. “A leitura nas férias é fundamental para estimular a interpretação de texto, a fluência na leitura em voz alta. Os livros podem ser escolhidos por eles, não precisam ser impostos. Tudo pode ser leve”, alerta Maria Lúcia Defendi.
As atividades em grupo também são importantes para manter o hábito de socialização entre as crianças. Uma sessão de cinema em casa, com pipoca, docinhos e muitos amigos, representa um momento de lazer, diversão e de aprendizado ao discutirem sobre o filme. “O que o filme trouxe de lição? Essa pergunta é fundamental e precisa ser feita para as crianças. Isso é estimular a interpretação”, reforça a coordenadora, que também sugere o estímulo aos jogos de cartas ou tabuleiros, por despertarem nas crianças o raciocínio lógico.
As experiências são fundamentais para que os alunos aumentem a bagagem de conhecimento. Um passeio, uma viagem, um livro, um filme, um jogo… tudo isso é importante para a formação do senso crítico das crianças e ajuda a manter a mente ativa. Por mais simples que seja a atividade, o importante é estimular os pequenos a refletirem sobre o que foi feito e a externarem a percepção, seja por meio de um desenho, de um texto ou da maneira como eles se expressam contando a experiência que tiveram. “É sempre importante lembrar que o estímulo só é completo quando as crianças revelam o que aprenderam. Por isso, os responsáveis precisam estar atentos a isso, até para garantir uma volta às aulas cheia de novidades”, explica a coordenadora.
3 sugestões de atividades educativas para as férias de julho:
– Visita a museus: As crianças aprendem muito visitando os museus. A curiosidade faz com que elas questionem, se encantem e fixem o conteúdo aprendido. Opte pelos museus que possam trazer histórias que se conectem ao dia a dia dos pequenos.
– Tarde de jogos: Os jogos de tabuleiro são fundamentais para estimular o senso lógico das crianças. Além disso, são voltados para grupos e permitem a socialização entre os colegas.
– Clube do livro: O estímulo à leitura pode ser feito de diversas maneiras. O clube do livro pode ser uma estratégia interessante para fazer com que as crianças leiam mais e criem finais diferentes para as histórias. Essa atividade pode ser feita em grupo, proporcionando muita interação e estimulando a criatividade da criançada.
Sobre o Colégio Raphael Di Santo:
Nossa história se constrói em mais 35 anos de transformação através da educação, a partir do trabalho de dezenas de pessoas que acreditam em um ensino humanizado, comprometido com a sociedade e em busca de constante construção.
Nascido de um grande sonho da nossa mantenedora, Dr.ª Maria José Di Santo Navarro, o Instituto Educacional Raphael Di Santo inicia suas atividades em 2001, oferecendo ensino de qualidade e em consonância com as discussões mais atuais sobre educação no Brasil, infraestrutura de primeiro mundo e preço compatível às necessidades dos pais e do Brasil.
O RDS cresce e se desenvolve junto aos nossos alunos, acompanhando com responsabilidade e consciência as necessidades de transformação do espaço escolar para sempre oferecer um espaço de acolhimento e crescimento.
VEJA TAMBÉM
6 curiosidades sobre o presídio de Tremembé
Diogo Portugal lança primeiro livro com textos originais de stand-up comedy
Adriana Colloca fala ao SB24Horas sobre os desafios e o futuro do setor de vendas diretas no Brasil