fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Feiras livres funcionarão reduzidas e seguirão determinações dos Decretos Municipais em Sumaré

As feiras livres de Sumaré seguem funcionando normalmente de acordo com o calendário estabelecido, com dias e locais, porém devem se adequar às orientações estabelecidas para enfrentamento do COVID 19 (coronavírus). O Decreto Municipal n° 10.766, que restringe atividades a pessoas com mais de 60 anos, se aplica aos feirantes que têm essa idade. Para evitar aglomeração, as feiras estarão reduzidas, com menos barracas. As que comercializam pastéis, por exemplo, não poderão disponibilizar mesas com cadeiras. As pessoas terão que efetuar a compra e circular. Ninguém poderá ficar parado para comer. A recomendação é que façam as compras o mais rápido possível e deixem o local. A determinação ficará em vigor até a situação normalizar.

 

“Preocupado em tranquilizar e prestar o auxílio necessário à população, trabalhamos desde janeiro para o enfrentamento do coronavírus. Graças a Deus, a cidade não registra caso positivo da doença. E esperamos que continue assim. Por isso, todo o apoio de bloqueio social por parte dos moradores se faz necessário nesse momento”, disse o prefeito Luiz Dalben.

 

Sumaré tem 61 casos em investigação, dois descartados e nenhum confirmado. Os pacientes passam bem e aguardam o resultado dos exames. Todas as unidades de saúde destinam vagas diárias para atender os casos suspeitos, bem como os colaboradores capacitados para receber os pacientes. Ao procurar a UBS, são avaliados se os sintomas indicam alguma probabilidade de infecção por coronavírus, além de tomadas as providências para notificação e coleta de material para exame laboratorial.

Caso algum paciente apresente sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar e tenha histórico de viagem para locais com transmissão local ou ter tido contato próximo com pessoa com caso suspeito, a orientação é para que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência.

 

 

Confira algumas dicas para evitar a propagação da doença:

 

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
  • Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
  • Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
  • Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
  • Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
  • Manter ambientes muito bem ventilados
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
  • Evitar contato com animais selvagens ou doentes.
Comentários