Cutícula, um pedaço tão pequeno do nosso corpo, mas com uma enorme importância ao nosso corpo. Sim, isso mesmo, as cutículas possuem uma função importante ligada a nossa saúde.
A cutícula age como uma barreira natural no nosso corpo, impedindo a entrada de fungos e bactérias no nosso organismo através daquela pequena cavidade onde ela permanece.
A verdade é que sem ela, a nossa matriz ungueal fica exposta e aberta para muitos problemas que variam de infecções a manchas e depressões. Então, quando perguntarem “faz mal ou não tirar a cuticula?”, já sabe o que responder.
No entanto, ainda existem algumas coisas que você precisa saber, continue lendo e descubra mais sobre as cutículas.
O que é a cutícula?
A cutícula é uma pequena porção de pele enrijecida que fica nos contornos das unhas, tanto dos nossos pés, quanto das mãos.
Embora parecem inúteis, o papel que desempenham na saúde do nosso organismo é grande e podem evitar muitos problemas.
Para o que ela serve?
Vamos imaginar a cutícula como uma barragem, que impede que a água vaze para onde não deve. A cutícula age da mesma forma, como uma barreira impedindo que fungos, bactérias, umidade e até a água adentre pelo vão da unha.
Essa barragem impede o surgimento de contaminações por fungos que, em alguns casos podem ser fatais, a entrada de bactérias das mais variadas e também evitam que o aparecimento de infecções.
Faz mal ou não tirar a cutícula?
Imediatamente, não faz mal, mas, deixa seu organismo exposto aos perigos que mencionei anteriormente. Por tanto, podemos concluir que tirar a cutícula deixa seu corpo desprotegido contra algumas doenças que podem ser perigosas.
Enfraquece as unhas
Quem gosta de ter unhas grandes precisa evitar a retirada das cutículas por um simples motivo, além de todos os outros que já mencionei, o enfraquecimento. Ao danificar a matriz das unhas, acabamos deixando-a mais fraca e quebradiça.
Ou seja, as chances de quebrar são bem mais altas.
Pode causar ondulações e manchas nas unhas
Sem contar que, tirando a cutículas, suas unhas podem começar a apresentar ondulações e manchas, o que as torna menos bonitas. Para os amantes de unhas decoradas, pintadas e bem-feitas, isso é uma tragédia gigantesca.
Aumenta chances de doenças
Todos os dias o nosso organismo luta contra doenças. Por isso, cada parte do nosso corpo faz o seu trabalho para impedir que o organismo adoeça.
A retirada da cutícula é como uma cartada de sorte para as várias enfermidades que podem viajar através das nossas unhas para dentro do nosso corpo.
Engrossa com a recorrência da retirada
Não, as cutículas não crescem mais grossas conforme são retiradas. Seu fator de crescimento é normal, igual aos pelos e cabelos.
O que fazer com as cutículas? (solução)
O primeiro passo é saber como cuidar delas. O primeiro passo é mantê-las hidratadas. Simples, não é? Ah, claro, e evitar retirá-las é o segundo passo sobre o que fazer com as cutículas.
As famosas “pelinhas” que tanto ouvimos falar e que causam incômodo podem facilmente serem removidas sem ferir a cutícula com um cortador. Mas, em alguns casos, basta empurrá-la de volta com um hidratante e pronto.
Esmaltação mais rápida, prática e saudável
Para quem pensa que ficou mais difícil cuidar das unhas tendo que manter a cutícula, está enganado. Mantê-las tem muitos benefícios, por exemplo, maior durabilidade na beleza. As cutículas deixam a pele ao redor das unhas bem mais fina, o que contribui para a aparência duradoura de unhas bem cuidadas.
O tempo gasto na manicure também diminui muito, sendo que a parte mais demorada foi excluída do processo.
Na questão da saúde temos duas razões para você manter as cutículas sempre que for fazer a unha, a primeira é manter seu organismo com a barreira protetora, a segunda é evitar a contaminação pelos alicates utilizados na sua retirada.
Sim, aqueles alicates podem e vão transmitir muitas doenças na hora de retirar a cutícula, tendo em vista que a manicure não o utiliza apenas em você.