Fatep realiza palestra gratuita para esclarecer detalhes do eSocial

A partir deste ano, as empresas brasileiras precisam começar a se adaptar ao eSocial, novo modelo de folha de pagamento, que passará a ser digital. Para trazer mais informações e esclarecer dúvidas sobre o sistema implantado pelo Governo Federal, a Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) promove uma palestra gratuita, nesta quarta-feira (dia 19), às 19h30, para gestores de recursos humanos, contabilistas, graduandos, pós-graduandos atuantes nesta área e interessados.

Denominada “eSocial: o que é e como poderá impactar nos processos das empresas e terceiros, a palestra será ministrada por Carlos Araújo, gerente de serviços na Consultoria Kolss – parceria Thomson Reuters / MasterSaf, especialista em gestão corporativa, planejamento e organização.

O eSocial é uma mudança que afetará a forma como todas as empresas do Brasil lidam com as obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. Quando estiver em pleno funcionamento, o sistema unificará o envio dos dados dos trabalhadores para o governo federal e permitirá que as empresas prestem as informações uma única vez. A transmissão será por meio eletrônico, evitando o acúmulo de papéis.

Os serviços que serão modificados são, por exemplo, cadastramento de trabalhadores, eventos trabalhistas diversos (como admissão, demissão, afastamento, aviso prévio, férias, comunicação de acidente de trabalho, mudança de salário, obrigações de medicina do trabalho, folha de pagamento, ações judiciais trabalhistas, retenções de contribuições previdenciárias), imposto de renda retido na fonte, informações sobre FGTS e outros.

O novo sistema será obrigatório para todas as empresas, de qualquer porte – do Microempreendedor Individual (MEI), passando por pequenas, médias e grandes empresas. A previsão do Governo Federal é que até 2015 a transição para o eSocial seja totalmente finalizada. O site oficial do programa traz informações sobre prazos, dúvidas frequentes e procedimentos (www.esocial.gov.br).

Os interessados devem fazer a inscrição com antecedência no site da Fatep (www.fateppiracicaba.edu.br) ou pelo telefone (19) 3432.9957. Para o diretor da Fatep, professor Marcos Antonio de Lima, a palestra é uma oportunidade de troca de informações e verificação de dúvidas. “Será um conteúdo técnico e esclarecedor, no intuito de oferecer aos participantes um cenário do eSocial e de como essa mudança impactará nas rotinas administrativa”.

SERVIÇO:

Palestra Gratuita na Fatep

Assunto: eSocial: o que é e como poderá impactar nos processos das empresas e terceiros

Local: Auditório da Fatep (Rua Silva Jardim, 1763 – Bairro Alto).

Data: 19 de março (quarta-feira), 19h30.

Informações e inscrições: (19) 3432.9957 ou www.fateppiracicaba.edu.br.

 

Comentários

Notícias relacionadas