3 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Fatec SJC abre inscrições para capacitação em operações humanitárias

Compartilhe essa notícia!

Curso de extensão em Logística Aplicada a Operações Humanitárias e Desastres Naturais é voltado a agentes da Defesa Civil

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José dos Campos está com inscrições abertas para a 12ª edição do curso gratuito de extensão em Logística Aplicada a Operações Humanitárias e Desastres Naturais. Ao todo, estão disponíveis 50 vagas para profissionais, voluntários e estudantes que atuam na prevenção e no socorro às vítimas de desastres. Os interessados devem inscrever-se até 16 de julho pela internet.

Coordenado pelos professores Vera Lúcia Monteiro, da Fatec São José dos Campos, e Irineu de Brito Jr., da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), o treinamento tem como público-alvo profissionais que lidam diretamente com o tema, como equipes da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “Mais de 600 pessoas de diversas localidades do País já participaram das outras edições do curso e tiveram contato com pesquisas, conceitos e técnicas para aprimorar a performance das operações”, afirma Vera Lúcia.

Logística humanitária

As aulas serão ministradas presencialmente nos dias 25 e 26 de julho (terça e quarta-feira), das 9 às 18 horas. Com o intuito de fornecer subsídios para auxiliar nas tomadas de decisão durante as fases de preparação, resposta e recuperação de desastres, o curso aborda assuntos como gestão de doações e suprimentos humanitários, bem como formas de triagem para melhor atendimento a desabrigados e ações para redução de erros.

Entre os tópicos estão conceitos de logística, logística humanitária X empresarial, definição de desastres e tipologia, gestão de estoques, legislação, gestão do conhecimento, entre outros. Também há exercícios práticos, triagem de doações e jogos sobre decisões típicas e necessárias no atendimento a desastres.

O curso é oferecido em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a Unesp e a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Estado de São Paulo (Ceped-SP). “O envolvimento da Fatec com projetos sociais demonstra como as instituições de ensino podem contribuir com o quesito mais importante da questão humanitária: ajudar a salvar vidas”, ressalta a professora.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!