SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Fatec São Paulo sedia Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

Compartilhe essa notícia!

Considerado um dos mais importantes eventos na área de computação, a 23ª edição do simpósio tem como proposta reforçar a inserção do Centro Paula Souza na pesquisa aplicada voltada à saúde

Entre os dias 27 e 30, a Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) São Paulo, será a sede da 23ª edição do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS), considerado um dos principais fóruns de divulgação cientifica e de encontro de pesquisadores das áreas de computação e saúde.

Organizado pela Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o SBCAS tem como principal objetivo desenvolver atividades voltadas a diversos temas como: Internet das Coisas e Inteligência Artificial, ambas aplicadas à saúde, processamento de sinais e imagens médicas, diagnósticos auxiliados por computador, entre outros.

Estarão presentes na cerimônia de abertura o diretor de Secretarias da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e professor da Fatec SP, Marcelo Duduchi, o coordenador da Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde da SBC e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Bahia, Paulo E. Ambrósio, o diretor da Fatec São Paulo, Josué Gois, a coordenadora da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (Upep) do Centro Paula Souza, Helena Peterossi, e o chefe de Departamento de TI da Fatec SP, Antônio Carlos Grecco.

Após o ato, o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) dará uma palestra sobre “Reconhecimento de padrão em imagens médicas: cinquenta anos de aplicações clínicas para auxílio ao diagnóstico, prognóstico e tratamento”. Durante o evento também será possível assistir palestras internacionais dos professores Eneida Mendonça e Umberto Tachinardi da Universidade de Cincinnati (EUA).

Para Marcia Ito, professora do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec São Paulo e coordenadora do evento, sediar o Simpósio é uma excelente forma de aumentar a inserção do Centro Paula Souza (CPS) na área de pesquisa aplicada. “Reforçaremos a participação da instituição e da Fatec SP na área de computação aplicada principalmente na área da saúde que está em bastante evidência e destaque”.

Além de Marcia, a equipe do Departamento de Automação de Escritórios e Secretariado e Turismo (DAESTUR) da Fatec está organizando a parte da recepção do evento e criou um roteiro gratuito para mostrar a cultura da região. O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Fatec e a Upep também colaboram com a programação.

Durante o simpósio será possível participar de minicursos, palestras, painéis, mesas-redondas entre outras atividades. Entre o público-alvo estão estudantes dos Ensinos Médio, da Graduação, Pós-graduação, Pós-doutorado, além de professores da educação básica e profissionais da área.

Iniciação Cientifica

No dia 29 de junho, o ex-aluno da Fatec São Paulo, Daniel Oliveira Vasconcelos, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, participará do Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC) do Simpósio. A atividade tem como proposta divulgar pesquisas em temas relacionados à aplicação de Computação na área da saúde. Daniel abordará uma avaliação de aplicativos de Saúde Mental.

“A Fatec me forneceu grande parte da base e da experiência que tenho para que pudesse participar do desenvolvimento deste trabalho. Espero poder demonstrar da melhor forma possível o que desenvolvi e que outros participantes do SBCAS possam aprovar para conhecer o projeto. Acredito que essa será uma grande experiência pessoal e acadêmica”, finaliza.

Serviço:
23º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

Data: de 27 a 30 de junho
Horário: a partir das 9 horas
Local: Fatec São Paulo – Auditório Wladimir Anversa
Av. Tiradentes, 615 – Bom Retiro – Capital – Próximo ao Metrô Tiradentes – Linha Azul
Informações: http://www.midiacom.uff.br/sbcas2023/

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!