Capivari 

Farmácia Municipal de Capivari distribui mais de 3,5 milhões de unidades de medicamentos neste primeiro semestre

A distribuição contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, que em muitos casos, não têm condições financeiras para custear os remédios

O prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, anunciou nesta semana os números de medicamentos entregues pela Farmácia Municipal. Os números são relacionados aos últimos seis meses, apontados em relatório de janeiro a junho de 2019. 

“O relatório aponta que 3.578.836 (três milhões, quinhentas e setenta e oito mil, oitocentas e trinta e seis) unidades de medicamentos foram distribuídas neste primeiro semestre de 2019. Quantidade importante e significativa, que certamente, contribuiu para melhorar a vida dos cidadãos de baixa renda de Capivari que necessitam dos medicamentos para garantir sua saúde,” registrou Rodrigo. 

São cerca de 600 mil unidades por mês que fazem a diferença na vida de muitas pessoas, como é o caso do aposentado Odair Giatti, de 70 anos, que retira mensalmente na farmácia municipal medicamentos contra hipertensão. 

“Eu pego medicamentos aqui na Farmácia do Posto Central e no Castelani. O que uma pessoa faz com um salário mínimo hoje? Sou aposentado e os medicamentos daqui me ajudam bastante. E o atendimento é muito bom, sou sempre bem atendido”, afirma o aposentado.  

Benedita Prado, de 65 anos, está sem trabalhar por motivos de saúde, e faz uso de remédio contínuo para o controle de pressão alta. “Não teria condições de comprar. Se eu ficar sem o medicamento, eu passo mal, fico atordoada, eu não posso ficar sem. Estou feliz com o atendimento que recebo aqui na Farmácia do Posto Central”, explica Benedita. 

De acordo com o relatório emitido pela Secretaria da Saúde, das 3.578.836 unidades distribuídas, 3.373.361 unidades foram na farmácia municipal do Posto de Saúde Central, o qual se encontra em reforma, com 75% das obras concluídas, de acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.  

DADOS DA DISTRIBUIÇÃO 

A unidade do Padovani distribuiu nestes seis meses 67.948 (sessenta e sete mil, novecentas e quarenta e oito) unidades, a do Porto Alegre 41.964 (quarenta e uma mil, novecentas e sessenta e quatro) unidades, a do Castelani 37.692 (trinta e sete mil, seiscentas e noventa e duas) unidades, a do São João 34.184 (trinta e quatro mil, cento e oitenta e quatro), do Santa Rita 14.335 (quatorze mil, trezentas e trinta e cinco), e do Engenho Velho 9.332 (nove mil, trezentas e trinta e duas) unidades. 

Para o prefeito este é o resultado de uma administração que investe em saúde. “Os números mostram que estamos trabalhando para melhorar a Saúde todos os dias. Ficando por uma hora na farmácia municipal podemos ter a dimensão de quantas pessoas são atendidas e recebem o remédio que precisam para controlar problemas de saúde. Além de investirmos em ações que curam, investimos também na prevenção. Um exemplo disso é a contratação de mais três pediatras, um ginecologista e um psiquiatra que anunciamos recentemente, para trabalharem nos postos de saúde”, finalizou o prefeito.

 

Comentários

Notícias relacionadas