6 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Farmácia do Fundo Social de Solidariedade de Americana será modelo para outros municípios

Compartilhe essa notícia!

A Farmácia do Fundo Social de Solidariedade de Americana foi escolhida como modelo para outros municípios do Estado, durante o Encontro Regional com Fundos Municipais, realizado nesta terça-feira (20), em Campinas. A equipe do Fundo Social de Americana participou do evento, promovido pelo Fundo Social de São Paulo (FUSSP), que apresentou projetos implantados pelas cidades paulistas.

O evento contou com a participação da primeira-dama de São Paulo e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, da presidente do Conselho do Fussp, Berenice Giannella, e de representantes das cidades da região.

No encontro, foi abordado também o funcionamento das Escolas de Qualificação Profissional nas áreas de Beleza, Moda, Gastronomia, Construção Civil e Informática.

“O encontro promoveu o intercâmbio de projetos sociais na região de Campinas e Americana apresentou o trabalho desenvolvido por meio da Farmácia do Fundo Social de Solidariedade de Americana. A primeira-dama Cristiane pediu pessoalmente para enviarmos nosso projeto da Farmácia para ser encaminhado por ela para outros municípios terem como modelo. É o reconhecimento de uma ação muito importante prestada às famílias que mais precisam de Americana, sob a coordenação da presidente Lionela Ravera Sardelli e total apoio do prefeito Chico Sardelli e de toda a Administração”, disse a chefe de Gabinete do Fundo Social de Solidariedade de Americana, Tamara Cury, que representou Lionela no evento.

O projeto da Farmácia do Fundo Social de Americana destina à população do município medicamentos que não estão disponíveis na rede SUS – Sistema Único de Saúde. Em média, são oferecidos 400 tipos diferentes de medicamentos.

Por meio de doações e parcerias com médicos, laboratórios farmacêuticos, representantes de laboratórios e ajuda da população é feita a arrecadação dos medicamentos que são entregues, gratuitamente, às pessoas, mediante apresentação de receita médica.

Além da entrega e administração dos medicamentos, o Fundo Social também distribui óculos de grau aos usuários que se enquadram nas faixas de pobreza e extrema pobreza. As armações são doadas durante todo o ano pela população e, por meio de convênio com uma ótica da cidade, são feitas as lentes em valor mais acessível, que é pago pelo Fundo Social.

De janeiro a junho deste ano, o Fundo Social já atendeu 37 usuários, que receberam as lentes gratuitamente.

O Fundo Social também fornece, mediante cadastro e triagem feita nos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social, fórmulas infantis de 0 a 12 meses, dietas enterais pediátricas e geriátricas e fraldas infantis e geriátricas para atendimento da população em situação e vulnerabilidade.

A população que mais precisa recebe ainda, por meio de empréstimo, cadeira de rodas, cadeiras de banho, bengalas, andadores, além de cestas básicas, alimentos, leite, produtos de higiene, roupas, cobertores, enxoval para bebês, entre outros itens.

 

Por Daniela Alves (Mtb 23611)

Fotos: Divulgação

Fotos (Encontro 1 / Encontro 2): Sergio Barzaghi / Governo do Estado de SP

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!