Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Exposição “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” chega ao Villa Multimall

O Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi está executando, desde dezembro de 2019, o projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” um trabalho de preservação e difusão da coleção do fotógrafo Augusto Strazdin, pertencentes ao seu acervo formado por imagens em papel, negativos de vidro e flexíveis produzidos entre às décadas de 1930 e 1980. Iniciou, nesse mês de setembro, mais uma fase do projeto: a EXPOSIÇÃO ITINERANTE. Após a mostra na Praça 9 de julho, localizada em frente ao Centro de Memórias Historiador Antonio Carlos Angolini, agora a exposição pode ser vista no Villa Multimall, de 27 de setembro a 24 de outubro de 2021, de segunda a sábado, das 8 às 22 horas e domingo, das 11 às 22 horas .

O local, que está localizado na Rua do Ósmio, 975, Mollon, fica as margens da importante Avenida Santa Bárbara, que liga Santa Bárbara d’Oeste a Americana. É uma ótima localização para barbarenses e americanenses poderem prestigiar a exposição e, até se identificarem com as fotos que compõem a mostra, seja de si próprio, de algum familiar ou conhecido.  “Para a exposição foram produzidas 16 imagens de edifícios que Strazdin fotografou no passado para que de forma comparativa o público possa visualizar o antes e o depois como a Igreja Matriz Santa Bárbara, EE. José Gabriel de Oliveira, EE. Professor Inocêncio Maia, ETA 1 entre outros”, explica a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

Augusto Strazdin (1900-1986) nasceu na Letônia e, em 1927, veio para o Brasil. Como fotógrafo trabalhou em muitas cidades até se estabelecer em Santa Bárbara d’Oeste e, em 1937 montar o estúdio “Fotografia Santa Bárbara”. Por mais de 40 anos produziu muitos retratos, e também fez inúmeras imagens de Santa Bárbara d’Oeste que são de extrema significação para o resgate da memória e da história local, pois, retratam a arquitetura, o cotidiano, a ocupação e o desenvolvimento da cidade.

O projeto “Imagens reveladas. Tesouros Escondidos”, apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, traz a mostra, que recebeu o mesmo nome do projeto,  porque já concluiu o trabalho de registro, digitalização, catalogação, higienização e acondicionamento do acervo do fotógrafo. Esse material está disponível para pesquisa no banco de dados do CEDOC em cdoc.fundacaoromi.org.br.

Serviço- A exposição “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” pode ser visitada no Villa Multimall, localizado na Rua do Ósmio, 975, Mollon,  de 27 de setembro a 24 de outubro de 2021, de segunda a sábado, das 8 às 22 horas e domingo, das 11 às 22 horas .