24Horas Santa Bárbara d´Oeste 

Exposição de arte digital cria video game em avenida de São Paulo

Projeção ocupa parede de prédio na avenida Paulista.
Mostra fala dos conflitos vividos hoje na cidade de São Paulo.

Amantes de video game pararam na noite desta segunda-feira (25) na avenida Paulista para jogar em uma tela gigante, do tamanho de – e projetada em – um prédio. A atração faz parte de uma exposição de arte digital que começou em São Paulo.

Muita gente parou para ver e fez fila pra jogar. Do outro lado da avenida, os jogadores usam um tablet para dar os comandos e a rede wi-fi. Cores sólidas e formas geométricas compõem a estética dos primeiros videogames dos anos 1970 e 1980, mas o tema da exposição é contemporâneo. Fala dos conflitos vividos hoje na cidade de São Paulo.

Inspirado no jogo Tetris, a intervenção batizada de Lumoblocks usa o corpo do jogador como peça, uma forma de refletir sobre a relação do cidadão com os espaços urbanos. Em releitura do Space Invaders, em vez de alienígenas, são as bicicletas que lutam para sobreviver no trânsito.

“A mensagem é a bicicleta como alternativa ao automóvel e a poética brinca com essa questão, essa discussão. Essa polarização entre carro e bicicleta pode ser resolvida de outra maneira”, diz Francisco de Paula Barreto, doutorando em artes e tecnologia.

“É uma arte que entretém, mas é uma arte também com abordagem social muito forte, tem uma visão política, tem uma visão critica e é para contemplar”, afirma Marilia Pasculli, curadora da exposição.

Comentários

Leia também...

Leave a Comment