24Horas Santa Bárbara d´Oeste 

Exposição “CEDOC em Movimento: Santa Bárbara 200 anos” que chega à Nova Odessa neste dia 15 de junho

Mais de 20mil espectadores, em Santa Bárbara d´Oeste, já prestigiaram a exposição “CEDOC em Movimento: Santa Bárbara 200 anos” que chega à Nova Odessa neste dia 15 de junho.

Patrocinado pela Caixa Econômica Federal através do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o projeto “CEDOC em Movimento”, iniciativa do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, inicia a etapa extramuros do projeto, com atividades envolvendo toda a comunidade regional, em ações educativas e uma exposição itinerante, celebrando os 200 anos do município de Santa Bárbara d´Oeste.

No ano em que Santa Bárbara d’Oeste comemora seus 200 anos de fundação, a exposição “CEDOC em Movimento: Santa Bárbara 200 anos” resgata três dos principais pontos histórico-turísticos da cidade – Praça Central e Matriz Santa Bárbara, Usina Santa Bárbara e o bairro Santo Antônio do Sapezeiro. Registrada por fotógrafos e amantes da fotografia a mostra é uma oportunidade para os munícipes de Nova Odessa e região conheçam um recorte histórico da cidade de Santa Bárbara d’Oeste.

O ponto de inicial desta exposição foi o Tivoli Shopping, em Santa Bárbara d´Oeste, proporcionando a visitação de aproximadamente 20mil pessoas. A partir de sexta-feira, 15 de junho, quem recebe a exposição “CEDOC em Movimento: Santa Bárbara 200 anos” é o hall da Prefeitura Municipal de Nova Odessa que fica à Av. João Pessoa, 777, Centro. A entrada é franca e a mostra poderá ser vista sempre de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30min às 16h30, até o dia 02 de julho. Além da Nova Odessa, a exposição circulará por outros pontos culturais em Santa Bárbara e Americana.

Karen Malafaia, da Coordenadoria de Marketing, Comunicação e Cultura da Caixa Econômica Federal de Campinas e Região, pontua o projeto “CEDOC em Movimento” foi selecionado no edital do Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo contemplado com R$200mil e cujo foco é impactar, com todas as ações do projeto, mais de 35mil pessoas. “Ações como essa do CEDOC da Fundação Romi cumprem nosso objetivo de assegurar a democratização do acesso e a preservação do patrimônio cultural brasileiro”.

A Coordenadora do CEDOC da Fundação Romi, Sandra Edilene de Souza Barboza, convida a todos para prestigiarem essa exposição. “Essa ação extramuros do nosso Centro de Documentação Histórica, em comemoração aos 200 anos de Santa Bárbara d´Oeste, possibilitará aos novaodessense conhecerem locais históricos que fazem parte da história regional. O interessante dessa exposição é a forma como escolhemos para apresentar nossa cidade, que foi através das lentes de fotógrafos da região que registraram três dos principais pontos históricos do município e assim, as imagens externalizam o passado dialogando com o presente em suas relações de continuidade e mudança. Vale a pena visitar”.

Serviço – A exposição “CEDOC em Movimento: Santa Bárbara 200 anos” pode ser visitada entre os dias 15 e 02 de julho, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no hall da Prefeitura Municipal de Nova Odessa, à Av. João Pessoa, 777, Centro.

Comentários

Leia também...