SB24Horas

Notícia na hora certa!

Excesso de vitamina C dobra o risco de pedras nos rins

Pesquisa apontou doença em homens que tomavam 1g da substância regularmente; dose recomendada para adultos é de 40mg diários

1998-014681-_19980416

OSLO – Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, examinaram a incidência de pedras nos rins em 23.355 homens, ao longo de 11 anos, e descobriram que, aqueles que tomavam suplementos de 1g de vitamina C regularmente dobravam as chances de desenvolver o problema. Já aqueles que tomavam a vitamina C como parte de multivitamínicos, que têm doses muito menores da substância, não tiveram aumento no risco de desenvolver o problema.

Pedras nos rins são pequenos cristais que podem bloquear as vias urinárias e causar intensa dor. O problema afeta entre 10% e 20% dos homens e entre 3% e 5% das mulheres.

Autoridades de saúde recomendam a dose de 40mg de vitamina C por dia para adultos e alertam que a superdosagem pode causar dores estomacais, flatulência e diarreia, mas não mencionam pedras nos rins.

O professor Agneta Akesson, que coordenou o estudo, publicado na “JAMA Internal Medicine” disse que “já que os benefícios das altas doses de vitamina C não estão bem documentados, a melhor coisa a fazer é não ingerir suplementos, principalmente se a pessoa já sofreu de pedras nos rins”.

Já Carrie Ruxton, do Serviço de Informações sobre Suplementos de Saúde, acredita que ao apontar os riscos em homens o estudo não se aplica às mulheres:

– Está provado que doses de 500mg de vitamina C reduzem a duração de resfriados, então vale a pena tomá-los.

Fonte: O globo