Saúde 

Exame de mamografia não tem fila de espera em Santa Bárbara d´Oeste

Em Santa Bárbara d’Oeste, a prevenção ao câncer de mama é prioridade. E para prevenir a doença é fundamental a realização do exame de mamografia, que permite o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. No município não existe fila de espera para a realização da mamografia. Neste ano já foram realizados 2.493 mil exames – balanço realizado de janeiro a setembro. Durante os anos de 2015 e 2016, foram 3.552 e 3.829 mil mamografias, respectivamente.

 

Para agendar o exame, a pessoa deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da sua residência ou o Centro de Referência em Saúde da Mulher, localizado na Rua XV de Novembro, 1.157, Centro. Como não existe fila de espera, a mamografia é agendada já na mesma semana da solicitação. O exame é realizado no Hospital Santa Bárbara.

 

Com o resultado do exame em mãos, a pessoa deve agendar retorno na sua unidade de referência. Em casos de dúvidas, é possível solicitar uma avaliação no acolhimento com enfermeiro responsável da UBS. Os casos considerados de alto risco são encaminhados imediatamente para acompanhamento com médico mastologista da rede, no Centro de Referência em Saúde da Mulher.

 

Ações

 

Em Santa Bárbara d’Oeste seguem as ações alusivas ao movimento Outubro Rosa, com uma série de atividades e eventos visando alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Desde o início deste mês já foram realizadas diversas palestras em estabelecimentos comerciais, igrejas, empresas e nos serviços da Saúde.

As UBS (Unidades Básicas de Saúde) e o Centro de Referência em Saúde da Mulher seguem realizando solicitações de mamografia e coleta de papanicolaou, além de entrega de materiais informativos e Salas de Espera Ativa alusivas ao tema. Os demais setores da Saúde também estão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.

 

Dia D

 

A Prefeitura realiza neste sábado (28) o Dia D do movimento Outubro Rosa. Das 8 às 11 horas, no Centro Médico de Especialidades (Rua Graça Martins, 45 – Centro), haverá programação especial com solicitações de mamografia, orientações diversas, maquiagem e desfile, entre outras atividades. Toda a programação é gratuita.

Comentários

Leia também...