Investigações do MPF envolvem Ex-Prefeito Denis Andia
O nome de Denis Andia, ex-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste por dois mandatos (2013-2020) pelo Partido Verde e atual Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, volta ao centro das atenções. Ele é apontado como intermediário de uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões, destinada à construção de residências para Pessoas com Deficiência (PCD) no município de Elias Fausto (SP). O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por suspeita de mau uso de recursos públicos.
A emenda, oriunda de uma “transferência especial” conhecida como Emenda Pix, foi proposta pelo deputado federal Fábio Teruel (MDB) e destinada para a construção de seis residências na chamada Vila da Esperança. As casas foram inauguradas em 22 de dezembro de 2023. Menos de um mês depois, quatro delas foram destelhadas por uma tempestade com ventos de 70 km/h.
A situação levantou dúvidas sobre a qualidade da obra e o uso dos recursos. Segundo o MPF, “é possível inferir indícios de possível malversação dos recursos federais no montante de R$ 2.000.000,00”. Documentos relacionados ao projeto, incluindo os termos de referência da licitação, já foram solicitados pela Procuradoria, que segue analisando as respostas encaminhadas pela Prefeitura de Elias Fausto.
Denis Andia, que também participou da inauguração do conjunto habitacional, destacou em suas redes sociais a importância do projeto: “O projeto feito com muito carinho contou com recursos que a gente batalhou juntos lá em Brasília”. Na ocasião, ele esteve ao lado do então prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni (MDB), que também agradeceu pelo empenho do secretário.
Porém, após o início das investigações, Andia se manifestou por meio da assessoria do Ministério das Cidades, alegando que os recursos foram enviados diretamente ao município por meio de emenda parlamentar, sem qualquer interferência direta do Ministério.
Denis Andia atualmente no MDB é uma figura conhecida em Santa Bárbara d’Oeste, sua cidade natal, onde governou por oito anos. Sua transição para o cargo de Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, no governo Lula, reforçou sua influência na região. Já Fábio Teruel, autor da emenda investigada, também é natural de Santa Bárbara, estreitando os laços políticos entre os dois.
Em Elias Fausto, o então prefeito Maurício Baroni assegura que a aplicação dos recursos seguiu todas as normas legais e que a documentação necessária já foi encaminhada ao MPF. A Prefeitura, no entanto, apagou postagens em redes sociais que elogiavam Denis Andia após a abertura do inquérito.
O caso ainda está em fase de apuração pelo MPF. Enquanto isso, permanece a dúvida sobre a qualidade da obra e o destino correto dos recursos federais. Para Denis Andia, as investigações representam um desafio à sua carreira política e administrativa, que tem sido marcada por importantes conquistas na gestão pública.
O Portal SB24Horas segue acompanhando os desdobramentos desta história, garantindo a transparência e o acesso à informação para a população.
VEJA TAMBÉM
Projeto que altera ISSQN e revoga Taxa de Expediente exige debate sério e independente na Câmara de Santa Bárbara
Vereador Paulo Monaro apresenta Moção de Apoio a projeto federal que endurece punições contra violência nas escolas
Tivoli tem nova edição do MovieCOMtodos neste domingo com exibição de ‘Como Treinar o Seu Dragão’