21 de junho de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Evento panafricanista celebra a presença de Mulheres na História da África, com palestra de Carolina Morais

Compartilhe essa notícia!

Encontro acontecerá este sábado no Jardim do Méier e homenageará Funmilayo Ransome Kuti, mãe do músico e militante Fela Kuti 

 
A presença marcante da figura feminina permeia fato importantes da História da África e, dentro deste contexto, Carolina Maíra Morais, historiadora e CEO da The African Pride, apresenta, neste sábado, a partir das 17h, uma roda de conversas para, através da figura de Fumilayo Ransome Kuti, mãe do músico e militante nigeriano Fela Kuti, trazer à cena, o protagonismo da mulher africana ao longo da História. 

 

“Este é um dos principais papéis da The African Pride, promover esta interação entre Brasil e África através da cultura, turismo e negócios e a relação com Nigéria sempre é muito especial por conta deste legado ancestral que a história nos trouxe”, comenta Carolina que contará a história de Funmilayo sob a perspectiva histórica.  

 

Considerado o criador do afrobeat – gênero musical bastante difundido no continente africano – o músico nigeriano Fela Kuti (15/10/1938-1997), além de ser uma figura complexa que criou um partido político, se candidatou a presidente, foi preso dezenas de vezes e ocupava as páginas policiais e de tabloides nigerianos. 

 

Após a roda de conversas, shows e manifestações culturais com música e exposição artística, darão corpo ao evento que é gratuito. O Jardim do Méier fica na Rua Arquias Cordeiro s]n, ao lado da estação de trem.  

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!