24Horas RMC 

Etecs e Fatecs da região de Campinas levam sustentabilidade para 11º Feteps

Foto: Divulgação

A 11ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), a primeira em ambiente virtual, está no ar até 10 de novembro, com apresentação de projetos de estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com propostas para solucionar problemas do cotidiano. Muitos deles mostram a preocupação dos estudantes com o meio ambiente e usam conhecimento e tecnologia em prol da sustentabilidade.

Entre os 176 projetos de Etecs e 62 trabalhos de Fatecs de diversas regiões do Estado expostos no site da Feteps, aproximadamente 50 têm esse direcionamento, em 11 diferentes eixos temáticos: Ação Social e Extensão de Serviços; Artes, Cultura e Design; Ciências Biológicas e Agrárias; Gestão e Ciências Econômicas; Hospitalidade e Lazer; Informática e Ciências da Computação; Infraestrutura; Saúde e Segurança; Tecnologia Industrial Elétrica; Tecnologia Industrial Mecânica; Tecnologia Química, de Alimentos, da Agroindústria e da Bioenergia.

Confira alguns dos projetos de unidades da região de Campinas, por ordem alfabética de município (clique nos nomes dos projetos e visite o estande virtual na Feteps):

– Produção de papel a partir de filtro de cigarro, Etec Conselheiro Antonio Prado (Campinas)

O projeto propõe reduzir o impacto ambiental dos resíduos descartados por fumantes por meio da extração e reutilização da celulose presente em alguns filtros de cigarros.

Solo e sustentabilidade: uso de resíduos orgânicos, Etec Bento Quirino (Campinas)

Estudantes desenvolveram composteira com resíduos orgânicos da cozinha escolar, para analisar e determinar a eficiência de diferentes tipos de compostos gerados.

Esteira para separação automática de materiais, Etec Rosa Perrone Scavone (Itatiba)

Alunos construíram uma esteira que reconhece e separa automaticamente materiais recicláveis como papel, plástico e vidro.

AutoCAR Eletric, Etec Euro Albino de Souza (Mogi Guaçu)

Grupo construiu protótipo de veículo sustentável e inovador, tendo a eletricidade como fonte de energia, com baterias recarregáveis, com foco na redução de emissão dióxido de carbono na atmosfera.

Energy Bike, Etec de Monte Mor

Bicicleta converte energia mecânica produzida durante as pedaladas em energia elétrica que possibilita o carregamento de baterias de dispositivos móveis, como celulares.

 

 

Foto: Divulgação

Comentários

Leia também...