23 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estudo projeta melhora no mercado automotivo para os próximos meses

Compartilhe essa notícia!

Um dos fatores é a diminuição do valor do IPI, que acabou impactando os preços dos veículos 0 km

Com os desafios enfrentados pela pandemia de COVID-19 desde o ano de 2020, a maioria dos setores sofreu o impacto negativo financeiramente, inclusive o mercado automotivo, que passou por dificuldades nas vendas no período da pandemia, por conta das produções de veículos, que tiveram que ser reduzidas. A diminuição no poder aquisitivo da população também sofreu o impacto nos bolsos, além dos altos preços no valor da gasolina.

Porém estudo projeta que haverá uma melhora significativa no mercado automotivo para os próximos meses, por conta de alguns fatores que vão auxiliar neste setor, como, por exemplo, o valor do IPI, que terá uma redução de 18,5%; portanto, os veículos 0 km tiveram um impacto, que refletiu também para os veículos novos e seminovos. A tecnologia também faz parte dos fatores que auxiliaram nas melhorias para o setor automotivo, pois através de biometrias e reconhecimentos faciais, as vendas e as compras online se tornaram menos burocráticas, aponta o estudo, realizado pela OLX.

No primeiro trimestre do ano de 2022, houve um crescimento de 31%, comparado ao ano de 2021 no mesmo período; as vendas tiveram esta melhoria, e alguns especialistas apostam que pode ter sido o tempo em que as pessoas ficaram em casa, por conta da pandemia, pois não viajaram de férias e também evitaram passear a lazer. Outro fator é que as pessoas, que antes optavam por utilizar aplicativos de locomoção por veículos privados, sentiram que os preços aumentaram e já não se tornaram tão vantajosos, além de que os motoristas acabam cancelando com frequência, causando aborrecimentos desnecessários ao cliente.

No Brasil, a maioria das vendas de veículos é feita através de financiamento, chegando a 60%; portanto, para ajudar na melhoria no mercado automotivo, os juros foram reduzidos e houve aumento nas parcelas, para facilitar as vendas e as compras no setor.

Para quem deseja ter o seu veículo próprio, vale a pena investir em usados, como buscar por vendas de motos usadas, pois este veículo é econômico e facilita muito a vida do trabalhador que precisa chegar em lugares em um curto período de tempo. Tanto que as pessoas que utilizam motos como meio de trabalho, que é o caso dos entregadores de delivery, perceberam que os valores estão diferentes. No começo do ano de 2022, houve um aumento nas vendas de motos, de 76,8%, aponta estudo realizado pela Fenabrave, que é a associação que representa as concessionárias.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!