Levantamento da Webmotors revela que 51% já quitaram ou iniciaram o pagamento do imposto em 2024; Entre os que parcelaram, 52% escolheram recolher o imposto em cinco vezes sem juros
A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta um estudo que indica o comportamento dos usuários da plataforma em relação ao pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em 2024.
De acordo com dados do Webmotors Autoinsights, 51% afirmam que já quitaram ou iniciaram o pagamento do IPVA deste ano. Desse total, 70% pagaram à vista e 30% optaram pelo parcelamento – destes, 52% escolheram recolher o imposto em cinco vezes sem juros.
Entre os que pagaram à vista, as opções mais mencionadas foram o desconto de 3% concedido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) aos que quitarem o imposto de maneira integral (60%), o fato de já terem se programado financeiramente (28%) e o costume de pagar o IPVA à vista (16%).
Por outro lado, daqueles que optaram pelo parcelamento 47% dizem que o aumento do IPVA foi determinante para essa escolha; 28% contam que normalmente parcelam custos relacionados ao carro; e os gastos extras do início do ano foram os principais motivadores para 25% dos respondentes que seguiram com essa opção de pagamento.
Já entre aqueles que ainda não quitaram o IPVA (49%), 55% pretendem parcelar o valor – desses, 60% afirmam que vão optar pelo parcelamento em cinco vezes sem juros.
Impacto do IPVA na decisão de compra
Quando perguntados se pretendem comprar ou trocar de carro em 2024, 77% dos entrevistados afirmaram que sim, e o IPVA é considerado um item importante na escolha do veículo, principalmente entre aqueles que ainda não têm um automóvel (71%).
“A partir do comportamento dos usuários podemos observar que a questão financeira continua sendo um fator importante na decisão de escolha do veículo. Por outro lado, a intenção de compra permanece alta, mostrando que o carro segue como um objeto de desejo do consumidor brasileiro”, afirma Natália Spigai, CMO da Webmotors.
O levantamento do Webmotors Autoinsights foi realizado com cerca de 3 mil usuários da plataforma.
Sobre a Webmotors
A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.
Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pilotos da Stock Car vão às ruas incentivar doações ao Rio Grande do Sul
Cascavel recebe Stock Car em uma das pistas mais velozes do Brasil
E-Stock 2024 abre inscrições para seletivas; campeão vai testar carro da Turismo Nacional