18 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estudo coreano desenvolve tatuagem capaz de monitorar a saúde

Compartilhe essa notícia!

Conheça a E-tattoo, a tatuagem capaz de monitorar a saúde

 

Através de um estudo realizado por uma equipe de cientistas do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST), foi desenvolvida uma “tinta de tatuagem eletrônica”. O estudo propõe-se a revolucionar a saúde humana, posto que a tinta pretende monitorar possíveis problemas de saúde, acompanhar os sinais do paciente, monitorar os batimentos cardíacos e outros sinais vitais, a exemplo dos níveis de glicose e ácido lático.

 

A criação ainda está em fase inicial; no entanto, a ideia é que possa existir uma maneira de monitorar e cuidar das pessoas de maneira não invasiva. A tinta cria um circuito elétrico que pode ser conectado a aparelhos e eletrocardiogramas, que por sua vez monitoram a atividade cardíaca, e podem servir como sensores para outros tipos de análises.

 

Para o desenvolvimento da tinta eletrônica, os cientistas utilizaram partículas de metal líquido à base de gálio, sendo essa uma alternativa menos tóxica, tendo em comparação o mercúrio. Para a condução da eletricidade, foram utilizados nanotubos de carbono, acrescentado o metal nobre platina, proporcionando maior durabilidade, evitando que o produto sofra desintegração e seja absorvido. Uma vez aplicada à pele, a tinta não sai, devido a esse revestimento.

 

A tatuagem é também chamada de E-tattoo, e precisa estar conectada a dispositivos; no entanto, os cientistas pretendem dispensar o uso desses aparelhos terciários de eletrocardiograma. Das vantagens, está a discrição, a leveza, e o fato de que é autoadesiva, tornando-se uma interface bioeletrônica humana. As aferições de pressão arterial, por exemplo, podem ser em qualquer momento, desde os de alto estresse até o sono em estágio 4, conhecido como o estágio mais profundo do sono.

 

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a pressão alta é diagnosticada em cerca de 33 milhões de brasileiros. A Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) diz que o total de pessoas com a doença permaneceu na média de 24%; o índice é preocupante, uma vez que a hipertensão (caracterizada pela pressão alta) aumenta o risco de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e doenças renais.

Nesse sentido, a faculdade de enfermagem é essencial, posto que estimula e conecta os profissionais a projetos pedagógicos e de pesquisa, levando soluções como a E-tattoo para a sociedade, e nota-se que os métodos para monitoramento de pressão arterial são limitados, por isso a E-tattoo aparece como uma alternativa respeitosa, o que torna o estudo vital no que tange ao desenvolvimento de pesquisas para condições de aprimorar e elaborar melhores soluções para a saúde humana.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!