Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Brasil / Mundo

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Dennis Moraes 24 de junho de 2025 3 minutes read
IOAA - da esquerda - Luca, Giovanna, Franklin e Francisco

IOAA - da esquerda - Luca, Giovanna, Franklin e Francisco

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de agosto de 2025, cinco estudantes vão representar o país durante a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), em Mumbai, na Índia. Já em setembro, entre os dias 01 e 07, dez alunos vão disputar medalhas na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

A preparação está a todo vapor! Nossos estudantes já iniciaram uma série de treinamentos para enfrentar os melhores estudantes do mundo em astronomia e astrofísica e trazer mais medalhas para o nosso país.

 

IOAA 2025

Para a 18ª edição da IOAA, a delegação brasileira é composta pelos alunos: Franklin Da Silva Costa, de Recife (PE), Francisco Carluccio De Andrade, de Campinas (SP), Giovanna Karolinna Ribeiro De Queiroz, de São Paulo (SP), Luca Pieroni Pimenta, de Valinhos (SP) e Lucas Amaral Jensen, de Itapetininga (SP). Os líderes da equipe serão os professores Júlio César Klafke e Eduardo Henrique Camargo de Toledo.

 

A IOAA é uma competição anual que reúne equipes de diversos países, formadas por até cinco alunos e dois professores. O objetivo principal da competição é estimular o interesse dos jovens pela astronomia e astrofísica. Neste ano, o evento conta com o apoio do Governo da Índia, por meio do DAE, DST e do projeto Vigyan Pratibha (HBCSE).

 

OLAA 2025

Como o Brasil será sede da OLAA, o país pode contar com até duas equipes, com cinco estudantes cada. O primeiro time é formado por Felipe Maia Silva, de Fortaleza (CE), Filipe Ya Hu Dai Lima, de Fortaleza (CE), Lucas Praça Oliveira, de Fortaleza (CE), Isabela Xavier De Miranda, de Rio De Janeiro (RJ) e Luís Fernando De Oliveira Souza, de Cassilândia (MS).

 

Já o segundo, conta com Eyke Cardoso De Souza Torres, de Ourilândia Do Norte (PA), Guilherme Waiandt Moraes, de Fortaleza (CE), Gustavo Globig Farina, de Fortaleza (CE), João Victor Evers Cordeiro, de Fortaleza (CE) e Larissa França Souza, de Goiânia (GO). Ambos os grupos brasileiros da OLAA serão liderados pelos professores Thiago Paulin Caravielo e Hugo Fares Menhem.

 

Os suplentes são: Davi Lucas Marques Freitas, de Fortaleza (CE), Guilherme De Mare Melo, de São Paulo (SP), Michele Liana Schneider Campos, de Brusque (SC), Paulo Isidro Reis De Lima, de Fortaleza (CE) e Renato Cotrim De Lima Bello, de Araçatuba (SP).

 

A OLAA é uma olimpíada internacional que reúne estudantes do ensino médio de diversos países da América Latina, com o objetivo de promover o conhecimento em astronomia e astronáutica, além de incentivar a cooperação entre jovens cientistas do continente.

OLAA Lucas Felipe Isabela Luis e Filipe
OLAA – Lucas, Felipe, Isabela, Luís e Filipe

Organizadores da OBA

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com os Deputados Federais Tabata Amaral, André Janones, Vitor Lippi, Ismael Alexandrino, Senador astronauta Marcos Pontes, Centro Universitário Facens, BTG Pactual, Bizu Space, UERJ, Força Aérea Brasileira e Agência Espacial Brasileira.

 

A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: Astrofísica astronomia Olimpíadas

Post navigation

Previous: Modelo Tifany Rocha lança “processo seletivo do amor” e busca namorado ideal pela internet
Next: Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural tem nova formação em Santa Bárbara

Leia também:

Cachoeira Salto del Agrio, na província de Neuquén, na Patagônia Argentina (Foto: Divulgação)
  • Brasil / Mundo

Uma cachoeira de fogo na Patagônia Argentina

Dennis Moraes 4 de março de 2026
2026-03-02t135147z_1_lynxmpem210wq_rtroptp_4_ira-crise-petroleo-ue.jpg
  • Brasil / Mundo

Impacto da guerra no preço do combustível ao consumidor pode demorar

Redação 4 de março de 2026
feminicídio
  • Brasil / Mundo

Brasil registra recorde de feminicídios em 2025 e início de 2026 mantém quadro preocupante

Dennis Moraes 4 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente