19 de abril de 2024

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Estratégias de marketing digital: como aplicá-las em pequenas empresas

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Muito se fala em marketing digital e sua importância para os negócios. Mas afinal, como aplicar estratégias de marketing digital em pequenas empresas, principalmente aquelas que estão dando os primeiros passos agora?

Segundo o site Terra, o número de micro e pequenas empresas, tal como os microempreendedores individuais (MEIs) aumentaram no primeiro semestre de 2021, totalizando um aumento de 46%.

Com isso, a atuação e a presença digital se tornaram essencial para o sucesso das pequenas empresas e do comércio eletrônico. Nesse sentido, vamos falar sobre a importância das estratégias de marketing digital para os pequenos negócios e como você pode aplicá-las de forma prática. Confira!

O que é o marketing digital?

De acordo com Philip Kotler, precursor do Marketing, o conceito de marketing está associado com o processo social pelo qual as pessoas buscam a satisfação dos seus desejos e necessidades, por meio da criação, oferta e negociação de produtos que ofereçam valor ao cliente.

Partindo desse conceito, o marketing digital nada mais é do que a aplicação destas estratégias no ambiente digital, ou seja, online.

Claro, é importante compreender que as estratégias de marketing digital vão muito além de simples posts em redes sociais.

Afinal, a estratégia faz uso de canais digitais, como blogs, sites, mídias e redes sociais, e-mail e outros artifícios para compreender as dores do consumidor e oferecer a solução, a fim de gerar a satisfação do cliente.

1.                  Por que investir em estratégias de marketing digital?

Independente do seu tipo de negócio, seja ele uma panificadora, restaurante, loja de roupas ou doceria, as estratégias de marketing digital podem elevar o seu pequeno negócio a outro nível.

Além disso, as estratégias de marketing digital podem auxiliar no posicionamento do seu negócio, tal como identificar as necessidades e desejos do seu cliente e tornar as suas estratégias muito mais efetivas.

O melhor de investir em estratégias de marketing digital é a possibilidade de alcançar um público muito maior do que no mercado local, já que a internet remove as barreiras físicas e expande o seu negócio.

É preciso se agarrar às oportunidades, por exemplo, o Brasil é um dos países com mais usuários ativos no Instagram, onde cerca de 99 milhões de usuários estão conectados diariamente. Sendo assim, imagine o seu pequeno negócio atingindo milhares de pessoas por esta rede social de forma efetiva e oferecendo a solução que eles desejam?

2.                  Como aplicar as estratégias em sua pequena empresa

Se você deseja aplicar as estratégias de marketing em sua pequena, este é o momento ideal! Assim, trouxemos algumas dicas para aplicar estas estratégias e se diferenciar no mercado. Veja!

1.            1. Tenha estratégias bem definidas

Este é um dos pontos cruciais para que as estratégias de marketing digital sejam efetivas e tragam resultados.

Neste ponto, você deve saber quem é o seu público-alvo, como ele se comunica, quais as dores ou desejos e como alcançar esse público de forma real.

Além disso, é fundamental observar qual a melhor plataforma para se comunicar com este público, além da linguagem adequada e o nível de conhecimento desse público.

Por exemplo, digamos que você venda planos de saúde e deseja melhorar o seu posicionamento no mercado digital, criando autoridade e alcançando o seu público.

Pensando nisso, você pode criar um blog e tratar sobre diversos temas atraentes como, por exemplo, quanto custa um parto com ou sem plano de saúde, fazer comparações entre procedimento e tirar as principais dúvidas do seu público.

Todavia, o ponto mais importante é conhecer o seu público e, com base nisso, criar as melhores estratégias de marketing digital, para que elas tragam os melhores resultados.

  1. Seja paciente

Outro ponto muito importante para a criação de estratégias de marketing digital é compreender que o resultado dessas estratégias pode vir a médio e longo prazo, e que devem ser acompanhadas de perto.

Por isso, ao criar um blog, um site ou uma rede social, lembre-se que os resultados vêm com o tempo, e precisam ser melhorados continuamente para assim alcançar os melhores resultados.

  1. Acompanhe os resultados

Por último, mas não menos importante, você deve estabelecer métricas e acompanhá-las efetivamente, para verificar se as estratégias definidas estão sendo efetivas ou não.

Caso não estejam, analise onde estão os erros e os pontos cruciais da sua estratégia, melhorando-as e expandindo o seu negócio, seja ele de pequeno ou grande porte.

Então, preparado para atingir resultados satisfatórios investindo nestas estratégias de marketing digital para pequenas empresas?

Por: Jeniffer Elaina, do site PlanoDeSaude.net.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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