29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Este final de semana tem Estação Artesanal na estação Cultural da Fundação Romi

Compartilhe essa notícia!

Estação Cultural da Fundação Romi realiza primeira edição da feira de arte, cultura e gastronomia neste  final de semana

 

Visando o fomento da economia criativa e geração de renda a Estação Cultural da Fundação Romi abre a temporada de 2020 da Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia. A primeira edição acontece neste final de semana nos dias 07 e 08 de março, sábado das 12 às 17 horas e domingo das 08 às 12 horas. A proposta chega com a participação de cerca de cinquenta artesãos com variados tipos de artesanato.

Os expositores dessa edição foram selecionados através do EDITAL EC0002/2020 – CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS EXPOSITORES NA ESTAÇÃO ARTESANAL EM 2020. Tradicionalmente, o artesanato é uma produção na qual o artesão possui os meios de produção, sendo ele mesmo o proprietário da oficina e das ferramentas, e trabalha realizando todas as etapas da confecção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento, ou seja, o produto é único, é a materialização do talento e do esforço artístico de cada um.

Realizada desde 2015, a feira de arte, cultura e gastronomia tem como objetivo oferecer espaço e oportunidades para o desenvolvimento de empreendedorismo social no campo da cultura, proporcionando o crescimento dos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usem criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários. O superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, afirma que “promover a feira mostra como é importante o evento para que os participantes exponham seus trabalhos, além de expandirem seus contatos e comercializarem seus produtos. Essa relação também provoca intercâmbios, como o do artesão local que participa de feiras em outras cidades; acesso, como as palestras de trocas de conhecimento; e, colaboração, como a reunião de grupos diversos em prol de uma causa. Assim, juntos, fortalecemos os eixos culturais e sociais, agregando valores humanos e econômicos”.

No domingo, dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, haverá a roda de samba do projeto Samb’Ajuda, a partir das 09 horas, simultaneamente a Estação Artesanal. A sugestão é a doação de um litro de leite ou um quilo de alimento não perecível que serão entregues a entidades de Santa Bárbara d’Oeste. “Será uma roda de samba especial, com comemoração ao Dia Internacional da Mulher”, conta a organizadora do projeto Sambj’Ajuda Virginia Vezzani da Silva. “Estamos muito felizes em iniciar o ano de 2020 do projeto Samb’Ajuda na Estação Cultural da Fundação Romi,  local que nos acolheu e abraçou nossa ideia em 2018. Esperamos que o público venha nos prestigiar a contribuir com as doações”, finaliza.

Serviço – A “Estação Artesanal : feira de arte, cultura e gastronomia” acontece no sábado, 07, do meio dia às 17 horas; e, no domingo, 08, das 08 horas ao meio dia. No domingo, às 09 horas, acontece a roda de samba dos amigos do projeto Samb’Ajuda. A sugestão é doação de um litro de leite ou um quilo de alimento não perecível, que serão entregues a entidades de Santa Bárbara d’Oeste. Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!