Estação Cultural recebe “My Petit Scarecrow”


Mostra “dá vida” ao espantalho, esse ícone do universo das plantações e do imaginário popular.

 

A artista visual contemporânea, arte educadora e fotógrafa Rosy Jesus Vaz traz, para a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste, sua exposição “My Petit Scarecrow” (Meu pequeno espantalho), que retrata o espantalho em atividades do cotidiano. A mostra fica de 01 a 31 de outubro, no espaço expositivo da Estação.

 

A ideia da criação das peças surgiu após viagens da artista, em 2012, pelo interior de São Paulo, onde visitou alguns sítios. Ao ver um espantalho pensou em “dar vida” a esse ícone do universo das plantações – e do imaginário popular. “Deparei-me por alguns minutos diante de um espantalho, imagem comum nestes locais, porém por várias vezes me perguntei: ‘De que forma poderia trabalhar e transformar esse ser estático em personagem’?”, conta Rosy.

 

A intenção foi trabalhar artisticamente e trazer para o espectador uma obra com características lúdicas, mas com referências da cultura interiorana. O material usado para a confecção da exposição estabelece um diálogo entre as sutilezas da palha e a leveza do voil aquarelado, a lona com o rústico do rural e a costura amarra à história que será lembrada por meio dos registros fotográficos.

 

Para a autora das peças, a exposição estabelece a ligação de uma cultura tradicional com os dias atuais. “’My Petit Scarecrow’ é uma mostra que registra momentos, técnicas e suportes singulares, uma junção poética contemporânea do passado com o presente”, relata a artista.

 

Rosy Jesus Vaz

 

Natural de Americana, Rosy despertou o interesse pela fotografia na infância. O que no início era só um hobby se tornou uma de suas profissões. Formada nos cursos de Turismo, licenciatura plena em Artes e Artes Visuais, Intermeios e Educação, atualmente trabalha na Diretoria de Ensino de Americana. Já foi jurada do Mapa Cultural Paulista na categoria fotografia, na cidade de Bauru-SP e tem um amplo currículo na área cultural.

 

 

Realização: Rosy Jesus Vaz

 

Apoio: Estação Cultural | Fundação Romi

 

Informações e inscrições: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833

Comentários

Notícias relacionadas