Estação Cultural recebe exposição fotográfica Dias de Feira


Resultado da oficina homônima, mostra poderá ser visitada durante o mês de agosto no espaço expositivo da Estação Cultural.

De janeiro a março deste ano foi realizada, pela produtora campineira 3S Projetos, a oficina Dias de Feira através do incentivo do ProAC ICMS do Governo do Estado de São Paulo. O curso ocorreu em dois módulos: teoria e prática, somando um total de seis horas. As dicas e orientações teóricas foram ministradas no Armazém da Estação Cultural, já a prática foi captar imagens durante a feira livre de Santa Bárbara d´Oeste, que acontece todo domingo em frente à Estação.

Ministrada pela fotógrafa Denise Maher, foi voltada para iniciantes e àqueles que tinham vivência com a arte. Durante os encontros os participantes aprenderam instruções básicas como técnicas de fotografias, informações teóricas sobre a arte e como funciona uma máquina fotográfica e alguns dos seus recursos.

A exposição ‘Dias de Feira’ conta com registros feitos pelos alunos no espaço da feira livre. Todas as fotos foram catalogadas e editadas e, as selecionadas, compõem a mostra com seus devidos créditos de autoria.

Dentre seus objetivos, a oficina Dias de Feira almejava explorar artisticamente os produtos da alimentação cotidiana, dando um novo olhar à rotina dos trabalhadores e dos consumidores de produtos hortifrutigranjeiros nos mercadões e feiras livres.

Além de capacitar os alunos, difundindo o conhecimento e as técnicas da fotografia por meio da arte e sua exposição, também foi um dos objetivos dessa oficina estimular a reflexão sobre temas de relevância social e cultural, provocando no público um olhar com todos os sentidos para valores ambientais e sociais.

 

Fotógrafa Denise Maher

Denise Maher, segundo ela mesma, é tia do Daniel, casada com o Felipe, fotógrafa e professora de fotografia. Gosta de cores, de amores, de tatuagem e de café fresquinho. Formada em Arquitetura e apaixonada por fotografia, acredita que a fotografia ajuda as pessoas a eternizarem momentos mágicos.
ESTAÇÃO CULTURAL

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. O local tornou-se referência em toda a região por oferecer opções culturais de qualidade e gratuitas para todos os públicos ao longo ano. Desde sua inauguração, mais de 150 mil pessoas já visitaram e participaram de suas oficinas, eventos e exposições. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3455-4830.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A. , instituições governamentais, não governamentais e a iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos. A Fundação Romi está localizada na Avenida Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555.

Comentários

Notícias relacionadas