Edital da Estação Cultural da Fundação Romi abre oportunidade para oficineiros e educadores culturais de Santa Bárbara d’Oeste e região
A Estação Cultural da Fundação Romi segue com inscrições abertas do Edital EC 0001/2021 CHAMADA PÚBLICA PARA OFICINEIROS E EDUCADORES CULTURAIS NA ESTAÇÃO CULTURAL DA FUNDAÇÃO ROMI EM 2021 . Os oficineiros e educadores culturais interessados em apresentar seus projetos podem enviar até dia 30 de abril. O edital é direcionado aos fazedores de cultura interessados em desenvolver oficinas livres e de formação nas dependências da Estação Cultural da Fundação Romi. Poderão se inscrever todos os oficineiros e educadores culturais de Santa Bárbara d’Oeste e região, maiores de 18 anos, que tenham personalidade jurídica regularmente constituída, podendo ser nas categorias MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) ou outra forma jurídica prevista em lei correspondente à área de atuação da oficina proposta, com foco na economia criativa e geração de renda.
Este chamamento público faz parte do projeto ESTAÇÃO CRIATIVA, selecionado no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Em contrapartida, a instituição oferece sua estrutura física, operacional e administrativa para viabilizar, executar e divulgar o projeto. “ Visando fomentar a economia criativa em nossa região, para que nossos fazedores de cultura tenham tempo em elaborar a proposta que será apresentada, direcionados pelo edital, optamos em estender as inscrições até 30 de abril”, explica a assistente cultural Natália Fernandes Rocha.
Para Natália “a democratização do acesso às manifestações culturais e a valorização dos oficineiros e educadores culturais compõem a essência da Estação Cultural da Fundação Romi”. Para a instituição, o edital abre oportunidade para que os oficineiros e educadores culturais de Santa Bárbara d’Oeste e região realizem oficinas no espaço da Estação Cultural, estimulando a criatividade e a expressão artística, fomentando a economia criativa, a geração de renda e a formação cultural da população beneficiada.
O edital está disponível em https://fundacaoromi.org.br/fundacao/galeria_edital/EDITAL_EC_00012021_23022021133357.pdf A inscrição deve ser realizada no site da Estação Cultural, na página Ficha de Inscrição, através do link http://www.fundacaoromi.org.br/fundacao/formulario-inscricao/, ou diretamente na sede administrativa, até dia 30 de abril de 2021. O atendimento da Estação Cultural da Fundação Romi é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h e sábados das 08h às 12h. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d´Oeste.
Sobre a Estação Cultural
Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.
Sobre a Fundação Romi
Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.