18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Cultural da Fundação Romi segue com inscrições abertas para duas oficinas culturais com Viviane Covolan

Compartilhe essa notícia!

A Estação Cultural da Fundação Romi segue com a realização de oficinas culturais para o público que busca conhecer uma nova técnica manual, ou aprimorar seus conhecimentos. No momento são duas opções: Peças Utilitárias em Cartonagem e Bonecas em Papel Machê, ambas da criativa manual Viviane Covolan. São 20 vagas para pessoas maiores de 16 anos, com encontros presenciais no Armazém da Estação Cultural da Fundação Romi sendo nos dias 03, 10, 17 e 24 de setembro, sextas-feiras, das 13h30 às 16h30 Peças Utilitárias em Cartonagem e dias 08, 15, 22 e 29 de setembro, quartas-feiras, das 13h30 às 16h30 Bonecas em Papel Machê. Os interessados em participar devem realizar inscrição pelo link https://bit.ly/cartonagemec novo (Peças Utilitárias em Cartonagem) e https://bit.ly/oficinapapelmache (Bonecas em Papel Machê), e terem a partir de 16 anos.

A proposta Peças Utilitárias em Cartonagem acontecerá em quatro encontros presenciais, nos quais serão confeccionadas quatro peças, agregando conhecimentos, truques e macetes em sua elaboração que possibilitam aos participantes produzirem diversas peças criativas, aproveitando retalhos de tecidos e sobras de papelão. Os produtos aprendidos na proposta são: capa para bloquinho de papel; mini-prancheta ou porta bloco; porta-fone de ouvidos ou porta-cabo USB e suporte para celular.

A oficina é destinada a quem quer aprender, através da cartonagem, confeccionar peças artesanais, em papelão e revestidas em tecido, que agradam o público adulto, feminino e masculino. “Durante os encontros explico sobre a cartonagem, materiais que podem ser utilizados, o corte do papelão e o acabamento”, explica a oficineira Viviane Covolan. “As peças em cartonagem são de baixo custo para quem faz, mas que com criatividade agrega valor e podem ser vendidas com muita facilidade, pois são peças utilitárias, com custo-benefício muito atrativo para serem comercializadas como lembranças”, conclui.

Já a  técnica de Papel Machê ,papel picado “mastigado”, consiste em uma massa feita com papel picado e misturado com cola branca, para moldar objetos e peças de diferentes formatos. É possível fazer inúmeras elaborações com essa técnica. Durante os quatro encontros os participantes aprenderão a confeccionar boneca grávida, boneca menina e boneco menino, além dos conhecimentos, truques e macetes em sua elaboração que possibilitam aos participantes produzirem diversas peças criativas. “A oficina, além das peças e técnica, trabalhará motora e emocional dos participantes, que é fundamental para quem quer explorar essa técnica”, complementa Viviane.

 

As ações fazem parte do projeto Estação Criativa, selecionado no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

 

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!