Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Estação Cultural da Fundação Romi retorna com a feira de arte, cultura e gastronomia no próximo domingo, dia 08 de agosto

Arquivo: Edição de março de 2020 da Estação Artesanal

Após um tempo paralisada, devido à pandemia da Covid-19, a Estação Cultural da Fundação Romi abre a temporada de 2021 da Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia. Serão duas edições no mês de agosto, nos dias 08 e 22, domingos, das 08 às 12 horas. Além dos trabalhos produzidos de forma manual o evento terá apresentações da Estação Musical. No dia 08 de agosto, muito MPB com o cantor Marcos Estevan. Já no dia 22, a apresentação ficará por conta de Luna Maria.

Na primeira edição de 2021, estarão expondo 17 artesãos, respeitando todos os protocolos, plano São Paulo e direcionados pela cartilha de Prevenção à Covid-19 da Fundação Romi. Realizada desde 2015, a feira de arte, cultura e gastronomia tem como objetivo oferecer espaço e oportunidade para o desenvolvimento de empreendedorismo social no campo da cultura, proporcionando o crescimento dos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usem criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.

Junto a Estação Artesanal haverá a Estação Musical, com apresentação de Marcos Estevan. O cantor é nascido em Santa Bárbara d’Oeste, se apresenta em bares, restaurantes e pizzarias de Santa Bárbara d’Oeste e região desde o ano de 2009. Carrega a musicalidade em suas veias, pois o seu ambiente familiar sempre foi de muita animação. O músico, que anos mais tarde formou-se em Publicidade e Propaganda, ganhou seu primeiro instrumento, o violão, aos 8 anos de idade, mas apenas aos 14 anos começa a despontar os primeiros acordes. Aos 16 as primeiras composições e aos 22 inicia suas apresentações em bares nas cidades de Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Nova Odessa, Americana e Campinas.  “Espero aquecer e alegrar a manhã do domingo, 08, neste evento que visa valorizar os artistas de Santa Bárbara d’Oeste e região. Espero que todos que passarem pelo local possam ser tocados positivamente e que tenham um dia melhor pelo simples fato de terem ouvido a minha música”, diz o cantor Marcos Estevan.

A Estação Musical é uma maneira de oportunizar espaço para músicos da região e também levar essa arte àqueles que estarão desfrutando da Estação Artesanal. “O repertório a ser apresentado é construído com canções de minha autoria e tem como foco, através das letras, levantar reflexões sobre a empatia, o amor, a paciência e a persistência. Acredito que são questões muito propícias para serem abordadas, principalmente em momentos como este que o mundo inteiro está passando”, finaliza Estevan.

Os artesãos selecionados para participarem das edições do segundo semestre de 2021 da Estação Artesanal e os músicos da Estação Musical foram selecionados através do EDITAL EC 0002/2021 CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS EXPOSITORES NA ESTAÇÃO ARTESANAL NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2021 e o  EDITAL EC 0003/2021 – ESTAÇÃO MUSICAL CHAMADA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÕES MUSICAIS NA ESTAÇÃO ARTESANAL DA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2021, que  fazem parte do projeto ESTAÇÃO CRIATIVA, selecionado no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

Serviço – A Estação Artesanal : feira de arte, cultura e gastronomia e apresentações da Estação Musical  acontecerão nos domingos dias 08 e 22 de agosto, das 08 horas ao meio dia. Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.