fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Santa Bárbara d´Oeste

Estação Cultural da Fundação Romi realiza primeira edição de 2020 da Estação Artesanal este final de semana

Visando o fomento da economia criativa e geração de renda a Estação Cultural da Fundação Romi abre a temporada de 2020 da Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia. A primeira edição acontece neste final de semana nos dias 07 e 08 de março, sábado das 12 às 17 horas e domingo das 08 às 12 horas. A proposta chega com a participação de cerca de cinquenta artesãos com variados tipos de artesanato.

Os expositores dessa edição foram selecionados através do EDITAL EC0002/2020 – CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS EXPOSITORES NA ESTAÇÃO ARTESANAL EM 2020. Tradicionalmente, o artesanato é uma produção na qual o artesão possui os meios de produção, sendo ele mesmo o proprietário da oficina e das ferramentas, e trabalha realizando todas as etapas da confecção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento, ou seja, o produto é único, é a materialização do talento e do esforço artístico de cada um.

Realizada desde 2015, a feira de arte, cultura e gastronomia tem como objetivo oferecer espaço e oportunidades para o desenvolvimento de empreendedorismo social no campo da cultura, proporcionando o crescimento dos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usem criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários. O superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, afirma que “promover a feira mostra como é importante o evento para que os participantes exponham seus trabalhos, além de expandirem seus contatos e comercializarem seus produtos. Essa relação também provoca intercâmbios, como o do artesão local que participa de feiras em outras cidades; acesso, como as palestras de trocas de conhecimento; e, colaboração, como a reunião de grupos diversos em prol de uma causa. Assim, juntos, fortalecemos os eixos culturais e sociais, agregando valores humanos e econômicos”.

No domingo, dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, haverá a roda de samba do projeto Samb’Ajuda, a partir das 09 horas, simultaneamente a Estação Artesanal. A sugestão é a doação de um litro de leite ou um quilo de alimento não perecível que serão entregues a entidades de Santa Bárbara d’Oeste. “Será uma roda de samba especial, com comemoração ao Dia Internacional da Mulher”, conta a organizadora do projeto Sambj’Ajuda Virginia Vezzani da Silva. “Estamos muito felizes em iniciar o ano de 2020 do projeto Samb’Ajuda na Estação Cultural da Fundação Romi,  local que nos acolheu e abraçou nossa ideia em 2018. Esperamos que o público venha nos prestigiar a contribuir com as doações”, finaliza.

Serviço – A “Estação Artesanal : feira de arte, cultura e gastronomia” acontece no sábado, 07, do meio dia às 17 horas; e, no domingo, 08, das 08 horas ao meio dia. No domingo, às 09 horas, acontece a roda de samba dos amigos do projeto Samb’Ajuda. A sugestão é doação de um litro de leite ou um quilo de alimento não perecível, que serão entregues a entidades de Santa Bárbara d’Oeste. Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários

Deixe uma resposta