SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Cultural da Fundação Romi realiza atividades online em comemoração ao mês do folclore

Compartilhe essa notícia!

Mês de agosto, exatamente no dia 22, é comemorado o Dia do Folclore no Brasil. Para celebrar a data, que é de extrema importância para a cultura do país, a Estação Cultural da Fundação Romi vem realizando atividades de forma online, que são publicadas no canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi, ligadas ao Folclore.

Os vídeos disponíveis no Youtube são resultado de um chamamento público que a Estação Cultural da Fundação Romi publicou em suas mídias sociais, com o intuito de receber propostas culturais online voltadas ao folclore. “Recebemos as propostas, e o Comitê Técnico da Estação Cultural analisou e selecionou as que farão parte da programação especial da Estação Cultural da Fundação Romi durante o mês de agosto”, explica a assistente cultural da Estação Cultural da Fundação Romi Natália Fernandes Rocha.

Quem acessa o canal do Youtube da Fundação Romi já encontra algumas histórias folclóricas. O projeto “Contando é Folclore” traz o narrador oral, ator, autor, diretor, pedagogo e arte educador Amauri de Oliveira  narrando cinco diferentes histórias de lendas do Brasil. São elas: As travessuras do Saci;  O Bicho Papão é o Bichão; Mitos da mata: curupira e caipora; O Boitatá vai pegar e Aventuras de Pedro Malasartes. “No conjunto de tudo que podemos chamar de folclore de uma terra, a verdadeira cultura renasce e se fortalece quando o público tem acesso a histórias folclóricas. O mito resiste ao tempo, caso contrário não seria um mito. Mas como resgatar essa beleza? Passando oralmente essa ampla cultura como era feita outrora, como é feito em alguns lugares distantes do Brasil. Dar conhecimento das mesmas a crianças e jovens e possibilitar a lembrança a adultos e terceira idade”, explica Amauri de Oliveira.

Também será publicada, nos próximos dias, a oficina cultural “Roleta do folclore” com a artista plástica Elisabete Padovezi. “A atividade é um jogo educativo, que ao rodar a roleta é selecionado o personagem de uma lenda. Quando a roleta parar, a lenda que sair já deve estar escrita e separada em uma cestinha. Vai ser lida pela professora (se for da educação infantil) ou pelo aluno (se for o fundamental). Pode-se trocar as experiências com os alunos sobre o que eles já sabem sobre a lenda. É muito interessante”, fala Elisabete Padovezi.

Folclore é uma palavra que deriva do inglês folklore, que une os radicais “folk” = povo, e “lore”, que é instrução, aprendizado, sabedoria. Sendo assim, FOLCLORE pode ser compreendido como sabedoria popular. Festas  tradicionais, como as festas juninas no Brasil e a festa do dia de Sain Patrick, na Irlanda, comidas típicas, lendas, contos e cantos populares, além das diversas superstições e crendices associadas a esse conjunto, são ações que fazem parte do Folclore. Os vídeos de atividades do folclore podem ser encontrados no canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória mais 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, a preservação da história da cidade e região com o processamento técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa.  Tem na educação patrimonial, destinada para alunos da educação básica, a disseminação do conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!