19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Cultural da Fundação Romi lança edital com foco no Patrimônio Histórico

Compartilhe essa notícia!

Estação Cultural da Fundação Romi abre edital para recebimento de propostas de ações na área do Patrimônio Histórico

A Estação Cultural da Fundação Romi, espaço plural e multicultural localizado no prédio da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste, abre inscrição para oficineiros e educadores culturais de Santa Bárbara d’Oeste e região, interessados em realizar atividades direcionadas a ÁREA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO com o objetivo de preservar e difundir a história da ferrovia e da Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Santa Bárbara d’Oeste. As inscrições podem ser feitas no período de 17 de janeiro a 09 de fevereiro.

O edital visa receber propostas que trabalhem com a preservação da história da Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Santa Bárbara d’Oeste inaugurada em 1917, com a realização de ações que difundam sua história e sua importância para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade e região. “ O conjunto arquitetônico, da hoje Estação Cultural, preserva e guarda uma parte importante da história de Santa Bárbara d’Oeste e seu desenvolvimento. Buscamos, através do recebimento das propostas de atividades ligadas ao Patrimônio Histórico, incentivar a população a conhecer a história da ferrovia e sua importância para  a cidade e região”, explica o superintendente da Fundação Vainer Penatti.

Tradicionalmente, grande parte da urbanização do país se deu ao redor de igrejas e estações ferroviárias, de modo que esse patrimônio de interesse público deva ser preservado e mantida viva sua história. “ Em nossa trajetória mais de 200 mil pessoas foram beneficiadas, gratuitamente, por nossas ações. Pretendemos manter viva a memória dos trens e da ferrovia, conservando e divulgando essa história. Considerando a própria Revitalização da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste como ponto de partida para a valorização desta história, nada mais justo que oferecer atividades que tragam histórias e memórias ao público frequentador do local”, enfatiza o superintendente.

Somente serão aceitas propostas na área de patrimônio histórico, com foco na história da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste. Podem participar do processo oficineiros e educadores culturais de Santa Bárbara d’Oeste e região, maiores de 18 anos, que tenham personalidade jurídica regularmente constituída, podendo ser nas categorias MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) ou outra forma jurídica prevista em lei correspondente a área de atuação da proposta.

Serviço- O edital EC 0001/2020 CHAMADA PÚBLICA PARA OFICINEIROS E EDUCADORES CULTURAIS PARA A ÁREA DE PATRIMONIO HISTÓRICO NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2020 está com inscrições abertas no período de 17 de janeiro de 2020 a 09 de fevereiro de 2020. As inscrições podem ser feitas através do link http://fundacaoromi.org.br/fundacao/formulario-inscricao/ ou pessoalmente na Administração da Estação Cultural, de terça a sexta das 09h às 18h, aos sábados das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. É recomendado que seja feita leitura do edital antes de realizar inscrição. No documento consta informações importantes sobre o processo. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. Mais informações podem ser acessadas no site, através do link, www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!