24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Cultural da Fundação Romi lança coluna semanal on-line

Compartilhe essa notícia!

Estação Cultural da Fundação Romi lança coluna on-line semanal

TBT. Estas três letras vêm sendo muito utilizadas em postagens feitas às quintas-feiras, nas mídias sociais, como um retorno ao passado. TBT é uma gíria popular que significa throwback Thursday, e pode ser traduzida do inglês como quinta-feira do retorno ou quinta-feira do regresso. Inspirados, e acompanhando as tendências modernas, a Estação Cultural da Fundação Romi lançou a coluna on-line, com postagens em suas mídias sociais, Estação Memória. A proposta traz um conjunto de ações e atividades integradas objetivando preservar e difundir a história da ferrovia e da Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Santa Bárbara d’Oeste. É um TBT da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste.

Durante as publicações, os seguidores do Facebook, Instagram e Twitter da Estação Cultural da Fundação Romi, e Linkedin da Fundação Romi serão inseridos no universo da Ferrovia e sua história, com muitas informações e curiosidades.  Serão incentivados a conhecer a história da ferrovia e sua importância para o desenvolvimento da cidade e da região. “ Queremos disseminar e divulgar informações, referências e estudos sobre o teor cultural, histórico e informativo da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste através da coluna Estação Memória, e ofertar atividades educativas e culturais sobre a história da ferrovia e da estação”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti.

A coluna on-line Estação Memória foi idealizada em parceria ao Centro de Documentação Histórico da Fundação Romi – CEDOC. Todo material que será postado às quintas-feiras pertence ao banco de dados e imagens do CEDOC. “As mídias digitais auxiliam as instituições de memória a disseminar a história possibilitando que atinjamos públicos diferentes. Em especial essa coluna traz informações, objetos, documentos que remetem a história presente no Memorial Ferrovia propiciando ao público que não frequentam o Espaço da Estação Cultura o acesso a esse conhecimento”, ressalta a coordenadora do CEDOC Sandra Edilene de Souza Barboza.

Além da coluna on-line, em 2020 a Estação Cultural da Fundação Romi irá promover ações de educação patrimonial, para gerar um sentimento de pertencimento nos cidadãos que passam a se identificar como parte integrante da história, ampliando assim a percepção de valores sobre si mesmos. Para concretizar essa tarefa serão promovidas atividades de educação patrimonial, palestras, visitas monitoradas, além de oficinas patrimoniais.

A Estação Cultural da Fundação Romi pode ser visitada de terça a sexta, das 09 às 18 horas, sábado, das 08 às 17 horas e domingo, das 08 às 12 horas. No site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural  há uma parte dedicada à história da estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste, desde quando foi assinado para construção do ramal ferroviário, em 1902, até a inauguração do novo Memorial da Ferrovia, em 2019. A coluna on-line Estação Memória será publicada toda quinta-feira na fanpage do Facebook (https://www.facebook.com/EstacaoCultural/), Instagram (@estacaoculturaldafundacaoromi), Twitter (@est_cultural) e Linkedin da Fundação Romi.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!