23 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Cultural da Fundação Romi inicia ações online

Compartilhe essa notícia!

Semana marca início de atividades online nas mídias da Estação Cultural da Fundação Romi

 

Para os que estavam com saudades das atividades promovidas pela Estação Cultural da Fundação Romi, podem festejar. O espaço plural e multicultural iniciou suas ações online, através no mundo virtual pelas mídias sociais, site oficial e canal do Youtube. A novidade começou com a publicação da #vitrinevirtual, uma série de vídeos que apresenta os trabalhos, com contatos, dos artesãos participantes da Estação Artesanal, versão 2020. A proposta é manter, e dar visibilidade, os criativos dentro da rotina das atividades da Estação Cultural, além de incentivar o consumo das peças e fomentar a economia criativa.

“Sabemos que diante do Distanciamento Social os emprenhadores buscam espaço para manter suas atividades e vendas”, afirma o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Decidimos criar a #vitrinevirtual para que nosso público veja os trabalhos que os artesãos continuam fazendo, e também não esqueça da nossa feira de arte, cultura e gastronomia, intitulada Estação Artesanal, que assim que retornamos com nossa programação normal, ela continuará a ser realizada uma edição por mês. Muitos artesãos contam com as edições da feira como parte do seu orçamento. Foi a alternativa que encontramos de incentivá-los a continuarem o trabalho”, complementa.

Também foi publicado o “Tour Virtual”, um vídeo com informações e instruções de como navegar pelo site da Estação Cultural da Fundação Romi, e como explorar todo material disponível que conta a história da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste. É uma ótima oportunidade para professores da disciplina de História, que estão trabalhando a unidade temática Circulação de pessoas, produtos e culturas presente na BNCC para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. Pode ser acessado para os que buscam ampliar seus conhecimentos ou é apaixonado por ferrovias.

Nesta semana, de 04 a 09 de maio, vem mais novidades. Na quarta-feira, dia 06 de maio, às 19 horas, haverá uma Live, no Instagram @estacaoculturaldafundacaoromi, com a participação do Maestro Paulo Bellan, coordenador Pedagógico do Projeto Ninho Musical. Durante 60 minutos, o maestro falará de assuntos ligados ao Projeto, que comemora 10 anos este ano. “Vamos falar sobre os 10 anos do Projeto Ninho Musical, a continuidade no meio digital, com encontros via ferramentas virtuais, e as expectativas e projeções, quando retornamos com as atividades”, explica a Analista de Comunicação da Fundação Romi Thiane Mendieta, que conduzirá o bate papo da Live. “Contamos com a participação de todos. Quem quiser, poderá enviar sua pergunta durante a Live”, finaliza.

No dia 07 de maio, quinta-feira, às 14 horas, estará disponível no canal do Youtube da Fundação Romi, www.youtube.com.br/FundaçãoRomi , a primeira oficina cultural livre online “Utilitários de cozinha”, com Sérgio Fronza. Para participar basta apertar o play e assistir ao vídeo. A lista de material para a confecção das peças estará disponível na descrição. “Esta será a primeira oficina online que vamos disponibilizar ao nosso público”, conta a assistente cultural da Fundação Romi Natália Fernandes Rocha. “Ela foi uma das selecionadas no edital para realização de oficinas durante 2020 na Estação Cultural. Como estamos em distanciamento Social, readequamos a proposta e vimos com o proponente que era possível realiza-la de forma online. Teremos outras durante esta Quarentena”, conclui.

Até o final da quarentena, seguindo recomendações dos governos Estadual e Municipal, a Estação Cultural da Fundação Romi segue fechada. Para quem está em casa, e busca de adquirir conhecimento, no site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural  há uma parte dedicada à história da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste, desde quando foi assinado para construção do ramal ferroviário, em 1902, até a inauguração do novo Memorial da Ferrovia, em 2019. A coluna on-line Estação Memória é publicada toda quinta-feira na fanpage do Facebook (https://www.facebook.com/EstacaoCultural/), Instagram (@estacaoculturaldafundacaoromi), Twitter (@est_cultural) e Linkedin da Fundação Romi. No canal do Youtube da Fundação Romi há vídeos de atividades que foram realizadas no espaço plural e multicultural.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!