fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Santa Bárbara d´Oeste

Estação Cultural da Fundação Romi convida crianças a enviarem desenhos para a publicação de um álbum colaborativo

Outubro chega e marca a celebração, no dia 12, do Dia das Crianças. Para a data não passar em branco a Estação Cultural da Fundação Romi, que tem a participação ativa dos pequenos em suas atividades, publicará um Álbum Colaborativo de Desenho. A proposta visa receber desenhos, releituras e pinturas feitos por crianças, trazendo a visão delas como veem o espaço plural e multicultural da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste. Para participar é necessário enviar uma foto da criança, com sua obra de arte, nos comentários da postagem de divulgação da ação ou inbox da fanpage da Estação Cultural da Fundação Romi.

 

O material recebido será postado no dia 09 de outubro, sexta-feira que antecipa a data. “Convidamos todas as crianças de Santa Bárbara d’Oeste e região a participarem do Álbum Colaborativo de Desenho”, fala a assistente cultural Natália Fernandes Rocha. “As crianças que frequentam nosso espaço, ou já participaram de alguma atividade, conseguirão transferir suas experiências e vivências na Estação Cultural através dos desenhos. Com certeza será um rico álbum colaborativo”, finaliza.

 

Desde o início da pandemia o novo coronavírus as atividades presenciais da Estação Cultural da Fundação Romi estão suspensas. A iniciativa do Álbum Colaborativo de Desenho é uma maneira de manter as lembranças da Estação Cultural da Fundação Romi no seu público mirim. “Nossas atividade são para todos os  públicos sem restrição de idade. Muitas famílias participam e prestigiam nosso trabalho”, afirma o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Temos o projeto Capoeira Socioeducativa, por exemplo, que tem uma grande porcentagem de participantes com idade abaixo dos 12 anos. Eles são os frequentadores do nosso espaço e peças importantes para que continuemos trabalhando no desenvolvimento social e humano através da educação e cultura”, conclui.

 

No mundo cada país comemora o Dia das Crianças numa data. No Brasil 12 de outubro surgiu por meio de um projeto de lei elaborado no 3º Congresso Sul-Americano da Criança, em 1923, pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. O evento reuniu estudiosos e teve como foco discutir a educação, a alimentação e o desenvolvimento das crianças. No ano seguinte, o então presidente, Arthur Bernardes, em 1924, assinou um decreto e o dia 12 de outubro se tornou o dia oficial das crianças em terras tupiniquins.

O Álbum Colaborativo de Desenho da Estação Cultural da Fundação Romi será publicado dia 09 de outubro com desenhos, releituras  e pinturas de crianças ligadas à temática Estação Cultural. Para participar é necessário enviar uma foto da criança com sua obra, nome da criança  e cidade que mora até o dia 08 de outubro pelos comentários da divulgação da ação ou inbox da fanpage Estação Cultural da Fundação Romi.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória mais 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, a preservação da história da cidade e região com o processamento técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa.  Tem na educação patrimonial, destinada para alunos da educação básica, a disseminação do conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários