SB24Horas

Notícia na hora certa!

Estação Cultural da Fundação Romi completa 12 anos

Neste sábado, dia 14 de dezembro de 2019, Estação Cultural completa 12 anos de atividades

A Estação Cultural celebra, dia 14 de dezembro, 12 anos de atividade em prol da cultura de Santa Bárbara d’Oeste e região. Para marcar essa data memorável, a Fundação Romi, mantenedora do espaço plural e multicultural, preparou um final de semana com atividades especiais para comemorar a data.

 

No dia 14 de dezembro, sábado, a partir das 12 horas, acontece mais uma edição da Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia. A mostra de trabalhos manuais fomenta a economia criativa regional, e é uma opção para aquisição de presentes para essa época do ano. Esta edição irá até às 20 horas, ampliando o atendimento ao público que frequenta a Estação Cultural. “Será um dia especial, com muitas atrações e um horário diferenciado, tudo isso planejado da melhor maneira para nossos visitantes”, fala a assistente cultural da Estação Cultural Rosana Lopes.

 

Simultaneamente a feira, às 18 horas, a Orquestra Filarmônica Ninho Musical realiza apresentação, no hall do espaço plural e multicultural. A mostra faz parte da turnê 2019 dos participantes do Projeto Ninho Musical, que acontece desde 2010 na Estação Cultural da Fundação Romi. A Orquestra Filarmônica Ninho Musical é resultado do projeto, realizado pela Fundação Romi, e este ano é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Indústrias Romi e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

 

Já no domingo, dia 15 de dezembro, acontece a última edição de 2019 roda de samba solidária do projeto Samb’ajuda, que beneficiará o Hospital Santa Bárbara. A sugestão de doação é um litro de leite ou um quilo de alimento. Durante o final de semana, o novo Memorial da Ferrovia estará aberto ao público presente para visitação. “Haverá várias atividades durante as comemorações de 12 anos da Estação Cultural. Quem comparecer poderá visitar nosso espaço que resgata e mantém viva a história da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste”, enfatiza o superintendente da Fundação Romi Vainer  Penatti.

Resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi, a Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região.

 

Serviço – A próxima edição da “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” acontece nos dias 14 e 15 de dezembro. No sábado das 12 às 20 horas e, no domingo, das 8 horas ao meio dia A apresentação da Orquestra Filarmônica Ninho Musical será no sábado, dia 14, às 18 horas. A roda de samba solidária do projeto Samb’ajuda acontecerá no domingo, dia 15, a partir das 09 horas. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste. O atendimento é de terça a sexta-feira, das 9 às 18h, aos sábados das 8 às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelo site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833.

 

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.