Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Estação Cultural da Fundação Romi abre inscrições para oficina cultural com técnica de cartonagem

Peças confeccionadas com técnica em cartonagem é a nova proposta de oficina cultural da Estação Cultural da Fundação Romi

 

A Estação Cultural da Fundação Romi segue com a realização de oficinas culturais para o público que busca conhecer uma nova técnica manual, ou aprimorar seus conhecimentos. A nova proposta é Peças Utilitárias em Cartonagem, da criativa manual Viviane Covolan. São 20 vagas para pessoas maiores de 16 anos, com encontros presenciais no Armazém da Estação Cultural da Fundação Romi nos dias 04, 11, 18 e 25 de agosto, quartas-feiras, das 09 às 12 horas. Os interessados em participar devem realizar inscrição pelo link https://bit.ly/cartonagemec

A oficina é destinada a quem quer aprender, através da cartonagem, confeccionar peças artesanais, em papelão e revestidas em tecido, que agradam o público adulto, feminino e masculino. “Durante os encontros explico sobre a cartonagem, materiais que podem ser utilizados, o corte do papelão e o acabamento”, explica a oficineira Viviane Covolan. “As peças em cartonagem são de baixo custo para quem faz, mas que com criatividade agrega valor e podem ser vendidas com muita facilidade, pois são peças utilitárias, com custo-benefício muito atrativo para serem comercializadas como lembranças”, conclui.

Serão quatro encontros presenciais, nos quais serão confeccionadas quatro peças, agregando conhecimentos, truques e macetes em sua elaboração que possibilitam aos participantes produzirem diversas peças criativas, aproveitando retalhos de tecidos e sobras de papelão. Os produtos aprendidos na proposta são: capa para bloquinho de papel; mini-prancheta ou porta bloco; porta-fone de ouvidos ou porta-cabo USB e suporte para celular.

Para participar desta oficina o participante deve ter ferramentas e acessórios básicos como: tesoura para papel, tesoura para tecido, lápis preto, borracha, régua, 01 estilete pequeno, 01 pincel largo (aproximadamente 1cm de largura em cerdas), pano para limpar as mãos, 01 cartão magnético (sem uso). Esta oficina tem como ponto central o uso de capas de caderno, sobras de papelão paraná, sobras de tecido, fitas e elástico, uma forma de reaproveitamento.

Essa é mais oficina cultural que faz parte do  projeto Estação Criativa, selecionado no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Os interessados em participar devem realizar inscrição pelo link https://bit.ly/cartonagemec  e terem a partir de 16 anos.