18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Cultural da Fundação Romi abre agendamento para atividade educativa

Compartilhe essa notícia!

Estação Cultural da Fundação Romi inicia ação educativa “Estação das Histórias”

 

Em 2020, a Estação Cultural da Fundação Romi vem executando o projeto “Estação Memória”, conjunto de ações e atividades integradas com objetivo de preservar e difundir a história da

ferrovia e da Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Santa Bárbara d’Oeste. A próxima etapa será a ação educativa “Estação das Histórias”, a ser executada pelo arte-educador Amauri de Oliveira, da Cia XEKMAT.  A proposta foi uma das contempladas no EDITAL EC 0001/2020 CHAMADA PÚBLICA PARA OFICINEIROS E EDUCADORES CULTURAIS PARA A ÁREA DE PATRIMONIO HISTÓRICO.

 

A atividade possibilita ao educador trabalhar, a partir da ida dos alunos à Estação Cultural, a disciplina de História explorando a unidade temática Circulação de pessoas, produtos e culturas presente na BNCC para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. A proposta acontecerá às terças-feiras, a partir de 14 de abril, no período da manhã, das 08h às 10h, e à tarde, das 13h30 às 15h30. Para participar é necessário agendamento prévio, diretamente com a administração da Estação Cultural. Contatos (19) 3455-4830 / 3455-4833, estacaocultural@fundacaoromi.org.br.

 

O arte-educador Amauri de Oliveira, responsável em executar a atividade educativa, explica como será. “ ‘Estação das Histórias’ pretende difundir o acervo do Memorial da Estação e o patrimônio histórico presente, com foco na história da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste utilizando a narrativa cênica, a intervenção teatral, além de dinâmicas diversas, para mediar à relação do público com o acervo e o entorno histórico”, conta. “É fato que os museus e espaços históricos contam a História, no entanto, quando de forma dinâmica e divertida o passado é apresentado podendo aliar lazer e fruição com um caráter educacional, deixando a vinda ao espaço com uma forma de aprendizagem da história mais prazerosa”, enfatiza.

 

Para o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, “além da coluna semanal on-line ‘Estação Memória’, que é publicada às quintas-feiras no Facebook, Instagram, Twitter da Estação Cultural da Fundação Romi, e Linkedin da Fundação Romi, a próxima etapa do projeto, aumentará o número de pessoas que serão convidadas a saber mais sobre a história do patrimônio histórico e sua contribuição no desenvolvimento de Santa Bárbara d’Oeste”. Também, “a realização de atividades direcionadas à Área do Patrimônio Histórico preserva e difunde a história da ferrovia e da Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Santa Bárbara d’Oeste, e leva o participante a uma viagem no tempo, conhecendo desde sua inauguração em 1917 até hoje, a Estação Cultural da Fundação Romi”, complementa a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi, Sandra Edilene  de Souza Barboza.

 

Serviço- “Estação das Histórias” é uma atividade educativa voltada para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. Acontecerá às terças-feiras, a partir de 14 de abril, no período da manhã, das 08h às 10h, e à tarde, das 13h30 às 15h30. Interessados já podem realizar o agendamento prévio diretamente com a administração da Estação Cultural. Contatos (19) 3455-4830 / 3455-4833, estacaocultural@fundacaoromi.org.br.

 

 

Sobre Amauri de Oliveira

 

Narrador oral, ator, autor, diretor, arte educador, iniciou sua carreira artística em 1987. Passou por diversos cursos, oficinas e movimentos, fundador e atualmente diretor da Cia de Teatro Xekmat, desde 1990. Trabalha no universo da contação de histórias desde 2.000. Lecionou por 10 anos na rede pública de ensino (estadual e municipal), ministrando atualmente cursos e oficinas para crianças, jovens e melhor idade. Participa ativamente de projetos de popularização do teatro, resgate da tradição oral e incentivo ao artesanato cultural, levando a cultura aos mais diversos locais e para os mais diferentes públicos. É co-fundador e diretor do Espaço Cultural “Casa Encantada”, espaço especialmente criado e mantido para a visitação monitorada de crianças, jovens e adultos ao mundo da contação de histórias, eventos de contação e cursos de formação de novos contadores de histórias. Vencedor do prêmio Destaque Cultural em Narrativa Oral da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste em 2015, 2016, 2017 e 2018. Ganhador do Prêmio Baobá de São Paulo, 2018, pelo trabalho de difusão da narrativa oral no estado, entre outros. Coprodutor do Encontro Regional de Contadores de Histórias (em sua 13ª edição) e do Encontro Nacional de Contadores de Histórias (em sua 6ª edição), organizador do Sarau de Histórias. Coordenador Geral do Ponto de Cultura Confraria do Conto que reúne contadores da RMC, Grande SP e Litoral para ações e estudos fortalecimento da narrativa oral

diferentes ações culturais: visita monitorada aos espaços com ações cênico/narrativas (personagem/narrador), dinâmicas diversas (jogos em grupo, músicas, sessão de perguntas, etc.), desenvolvidas pelo proponente, criando possibilidades para que o público deixe de ser os visitantes/expectadores se transformando em participante do processo do aprendizado da história, em um processo ativo de conhecimento do passado da Estação de Santa Bárbara d’Oeste, contribuindo para a formação de cidadãos que valorizem o seu patrimônio histórico-cultural, conscientes da sua história e de sua responsabilidade para com o futuro.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!