28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Cultural abre inscrições para Oficina de Maracatu

Compartilhe essa notícia!

A Oficina de Maracatu é gratuita e oferece vagas para todas as idades na Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste.

Com o objetivo sociocultural de valorização da cultura brasileira, a Oficina de Maracatu permite ao aluno, além de aprender a tocar e a dançar, acesso aos fundamentos da arte, sua história, ritmos, gingados e instrumentos. O projeto é uma realização do grupo Baque de Santa em parceria com a Fundação Romi. Fundado em Santa Bárbara d´Oeste, em 2012, o grupo já fez uma série de apresentações nas cidades da região metropolitana de Campinas.

As Oficinas de Maracatu estão abertas tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência com a percussão e a dança característica do Maracatu. As aulas acontecem às quartas-feiras, das 18h30 às 21h. Nelas, os alunos conhecem um pouco da história e dos instrumentos da arte. A percussão é baseada em tambores, acompanhados de caixas de guerra, taróis, ganzás, agbês e gonguê e muito gingado.

As inscrições começam a partir de 05/01 e devem ser feitas diretamente na Estação Cultural, de terça à sexta-feira, das 9h30 às 17h30, aos sábados das 8h30 às 16h30 e, aos domingos, até às 11h30. As Oficinas de Maracatu iniciam em 17/02/2016.

Foto: Maracatu

Realização: Baque de Santa

Apoio: Fundação Romi

Informações: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833.

 

ESTAÇÃO CULTURAL

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833. www.estacaocultural.org.br.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!