Estação Cultural abre inscrições para a Oficina Anjos do Riso, a arte de ser palhaço

As orientações serão aos sábados, a partir do dia 05 de julho, com participação gratuita da comunidade

 

“Sorria, você está sendo alvo de um palhaço!”. É com esse tema que a Fundação Romi, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, abre as inscrições para a oficina Anjos do Riso, a arte de ser palhaço. São 40 vagas para pessoas a partir de 12 anos de idade. As orientações começam no dia 05 de julho e vão até novembro. Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente aos sábados, a partir das 8h, na Estação Cultural.

 

Na oficina, dirigida pelos orientadores Ana Piu e Jhon Wesley Ferreira Lessa, os participantes irão desenvolveratividades de consciência corporal, linguagem cômica, aprenderão como se expressar por meio de artes e esquetes, além de uma fundamentação histórica sobre a importância do palhaço e desta arte, que busca levar alegria às pessoas. O projeto também propõe uma forma diferente de se relacionar com o corpo, com a maquiagem e com o nariz vermelho, além de estimular reflexões que possibilitem o enriquecimento do ser humano.

 

Muito mais que a contribuição à arte e ao lúdico, o grupo Anjos do Riso, desde a sua criação, em 2012, também busca desempenhar um papel social. Durante a oficina, serão realizadas saídas em feiras e eventos de rua, e, também, apresentações no teatro de arena da área central de cidade, nas quais os palhaços poderão interagir com o público e propagar a cidadania com mensagens de paz, respeito e cuidado com o meio ambiente através da linguagem clownesca.

 

O orientador Jhon Wesley convida a população para participar da oficina e classifica o projeto como uma oportunidade de autoconhecimento. “Os alunos descobrem as capacidades corporais e sensoriais, desenvolvem a criatividade teatral e se tornam amantes da arte”, afirma. Já a orientadora Ana Piu, que é portuguesa e atualmente estuda na Unicamp, destaca a importância da atividade. “Sou muito grata por esta experiência com jovens de uma idade tão delicada e decisiva para a sua formação como cidadãos éticos de alma poética.”

 

“Na simplicidade de um projeto artístico, conseguimos uma parceria com o município e o governo do Estado através da Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Bárbara, que fornece a alimentação ao grupo nos dias de oficina orientada pelo Projeto Ademar Guerra, um projeto da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo. Como contrapartida, além da formação artística e lúdica deste grupo jovem da comunidade, nosso projeto oferece a possibilidade de prestar um serviço educativo e pedagógico à população através da arte com esquetes que poderão formar o cidadão na sustentabilidade, cordialidade, não-violência etc. Todos sairão ganhando”, ressalta a superintendente da Fundação Romi, Márcia Ameriot.

 

Histórico

O projeto Anjos do Riso era formado, inicialmente, por alunos do Núcleo de Educação Integrada (NEI), da Fundação Romi. Já hoje, é composto por alunos, ex-alunos da instituição e outros participantes da comunidade.

 

No ano de sua formação, em 2012, o grupo participou de ações nas Unidades Básicas de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste, nas quais interagiam com os profissionais de saúde e pacientes. Desde então, os Anjos do Riso já participaram de diversos movimentos da cidade, como na Caminhada Contra a Violência, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no McDia Feliz e na Caminhada do Dia Mundial do Diabetes.

 

O grupo, a partir deste ano, passou a se reunir nas dependências da Estação Cultural, espaço revitalizado e mantido pela Fundação Romi, justamente para que outras pessoas pudessem se beneficiar desta oportunidade.

 

O projeto Anjos do Riso foi selecionado, entre vários grupos da região, para receber orientação artística do Projeto Ademar Guerra, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado desde 2012.

 

Datas

As orientações do Projeto Ademar Guerra serão realizadas aos sábados, nos dias:

-5, 12, 19 e 26 de julho.

-9, 23 e 30 de agosto

-13 e 27 de setembro.

-11 e 25 de outubro.

-8 e 22 de novembro.

 

A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3455-4830.

Comentários

Notícias relacionadas