10 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Artesanal movimenta a economia criativa local e regional

Compartilhe essa notícia!

Com dez edições, a feira de arte, cultura e gastronomia contou com a participação de 90 trabalhadores manuais durante 2019

 

A Estação Cultural da Fundação Romi realizou, de março a dezembro de 2019, a feira de arte, cultura e gastronomia intitulada Estação Artesanal. Durante as dez edições contou com a participação de 90 trabalhadores manuais de Santa Bárbara d’Oeste e região, e movimentou a geração de renda no fomento da economia criativa da cidade e região.

O resultado é avaliado como positivo pelo superintendente da Fundação Romi, mantenedora do espaço plural e multicultural, Vainer Penatti. “Atingimos nosso objetivo que é fomentar a economia criativa e geração de renda, com a cessão do espaço para que os artesãos de Santa Bárbara d’Oeste e cidades do entorno possam comercializar os seus produtos”, afirma o superintendente.

Em novembro de 2015 foi realizada a primeira edição da Estação Artesanal. Já em 2016 a proposta aconteceu uma em cada semestre. 2017 marcou a modificação do formato para uma edição em cada trimestre. E em agosto de 2018 passou a acontecer mensalmente, sempre no segundo final de semana de cada mês, opção que foi mantida em 2019 e continuará em 2020. “Daremos sequência ao nosso trabalho que visa expandir a expressão cultural de artesãos e trabalhadores manuais, promovendo o intercâmbio entre artistas de diversas localidades do estado de São Paulo”, finaliza Penatti.

A Estação Cultural da Fundação Romi é um espaço plural e multicultural, com destaque para atividades que visam o fomento da economia criativa. Oferece, desde sua inauguração, diversos cursos, oficinas de capacitação e a feira de arte, cultura e gastronomia.  O lema ‘Compro de quem faz’ está em alta, principalmente nas redes sociais, e ajuda a estimular a aquisição de produtos artesanais. O movimento tem vários objetivos, desde ajudar a refletir sobre o consumo excessivo, promover a economia criativa, aumentar a consciência sobre a sustentabilidade, até incentivar para que as pessoas produzam suas próprias coisas.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!