Esquema empresarial operava receptação de cargas roubadas


Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) descobriram um esquema empresarial de comércio de cargas roubadas com distribuição em todo o território nacional. A base operacional funcionava em uma transportadora em Campinas. O local contava com toda a estrutura de um entreposto comercial inclusive com empilhadeiras para agilizar os trabalhos. A ação aconteceu na manhã de ontem (17). Três empresários e um comerciante foram presos. As mercadorias, compostas principalmente de gêneros alimentícios, lotaram pelo menos 12 carretas.

A operação foi batizada de De Norte a Sul porque a quadrilha estendia suas atividades por todo o País. Tanto na compra de cargas roubadas em diversos estados como no envio dos produtos. Todo o material era armazenado em um prédio industrial de 1.000 metros quadrados no bairro de Itatinga, em Campinas.

Integrantes da 2ª Patrimônio (Delegacia de Investigações sobre Crimes de Intervenção Estratégica) iniciaram a ofensiva contra a quadrilha havia 90 dias. A equipe, nesse período, conseguiu informações que permitiram deter um criminoso considerado o líder de invasões e roubos de grandes depósitos de produtos.

Os policiais também puderam detectar como funcionava a estrutura organizada para operar o braço mais lucrativo dessa modalidade de crime: a receptação. As informações permitiram identificar os três empresários responsáveis por uma transportadora. Eles foram detidos na sede da empresa na rua Horácio Coutinho Santos.

A equipe da 2ª Patrimônio encontrou mercadorias cuja numeração dos lotes constava como produtos de roubos. Todo o estoque foi apreendido. Os policiais também prenderam um comerciante com pneus roubados. O material estava na empresa dele no bairro Belvedere, em Americana.

Os detidos responderão por receptação e associação criminosa. Todo o material apreendido está sendo transportado em comboio e deverá chegar à sede do Deic na manhã de hoje. As mercadorias serão devolvidas aos proprietários.

Fonte: SSP
Fotos: Rodrigo Paneghine

Comentários

Notícias relacionadas