19 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Espetáculo Via Crucis 2022 alcança público de 5 mil pessoas de 29 cidades

Compartilhe essa notícia!

Em 10 sessões, a 23ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste reuniu um público de 5 mil pessoas de 9 a 17 de abril, no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. Além de Santa Bárbara, o público do Espetáculo Via Crucis contou com turistas vindos de 28 cidades, sendo em sua maioria de Americana, Nova Odessa, Campinas, Piracicaba, Hortolândia, Limeira e Sumaré. Aproximadamente 70% da plateia foi formado pela população barbarense.

Em novo local, a montagem da 23ª edição do Espetáculo Via Crucis teve que se adaptar ao espaço cênico do Teatro Municipal “Manoel Lyra”. Diferente da Usina Santa Bárbara, onde tradicionalmente é realizado, o atual espaço dispõe de um palco no “formato italiano”, já equipado com urdimentos e iluminação cênica que foram totalmente aproveitados na criação da produção.

A Crucificação, Corte de Herodes, Palácio de Pilatos e o milagre de Lázaro ganharam uma roupagem diferente que é montada enquanto cenas são reveladas próximas do público. E o espetáculo ganhou uma passarela que viabiliza a circulação do elenco entre plateia e palco, possibilitando a proximidade dos atores e atrizes da encenação com o público.

Mobiliários móveis são organizados em diferentes posições e ajudam a compor figuras com o elenco. A principal curiosidade do público está na criação do cenário de pedras. Mais de um quilômetro de papel kraft foi utilizado para construir paredes rochosas e o piso do palco. A cor do papel foi essencial para dar verdade ao efeito. Este papel utilizado no cenário será doado para reciclagem.

Para anunciar toda a novidade, o Espetáculo contou com a exposição itinerante “Detalhes da Paixão” no Centro de Atendimento ao Turista e no Tivoli Shopping, que trouxe figurinos das edições passadas do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste.

Indumentárias das edições de 2019, 2018 e 2017 aproximarão o público do palco. Os trajes de Jesus, Maria, Salomé, Judas Iscariotes e Herodíades compõem a montagem.

O figurino de Herodíades (2018) foi desenhado pela figurinista Izabel Graciano, e as demais peças são assinadas pelo figurinista Marlon Pizol, todos produzidos por Catarina Pizol, costureira do Espetáculo Via Crucis.

“Foi desafiador montar a obra teatral mais emblemática de Santa Bárbara num espaço fechado. Os reflexos da pandemia criaram diversas barreiras, porém, reverberava em nosso peito um único desejo: realizar o espetáculo. Buscamos soluções e inovamos para tornar esse sonho possível”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. “Agradeço a confiança do prefeito Rafael Piovezan que a todo o momento acreditou na realização do projeto. Obrigado às empresas, profissionais e aos 48 voluntários do elenco que oportunizaram a realização desta edição. Uma montagem que ficará marcada na vida de quem participou e assistiu. Nos vemos em 2023”, complementou Evandro.

Com dramaturgia de Denis Espanhol, coordenação geral de Lays Ramires e Paula Martim e direção artística de Otávio Delaneza, a 23ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste foi uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Supermercados Pague Menos, com patrocínio da Sapore e TRBR, apoio da Danny Cosméticos, Cristiantex Magazine, Malhas Teda, Usicomp, Kacyumara, Cofaco e Unimed. A edição conta com o apoio institucional da EPTV e produção cultural de 3 Marias.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!