23 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Especialista aponta cuidados necessários para manter equipamentos médicos em boas condições

Compartilhe essa notícia!

De acordo com Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, ter atenção nesse sentido pode diminuir os gastos com manutenção e garantir a segurança de funcionários e pacientes

A preservação e manutenção de equipamentos é uma questão de extrema importância para gestores, médicos e enfermeiros que atuam em clínicas e hospitais. Isso porque essas máquinas são fundamentais para a realização de diversos procedimentos, como exames, diagnósticos, tratamentos e, até mesmo, cirurgias que acontecem a todo o momento em um ambiente hospitalar.

Vale lembrar que os cuidados adequados garantem a segurança dos pacientes e profissionais que operam esses equipamentos, além de evitar possíveis falhas e interrupções na rotina hospitalar.

Por isso, é fundamental que os gestores estejam atentos à preservação e manutenção de itens, sempre buscando o aprimoramento nas práticas de cuidado e conservação desses recursos que são tão valiosos.

Para Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, alguns cuidados devem ser levados em consideração na busca pela conservação desses equipamentos. “Primeiramente, é importante realizar a esterilização e calibração dos dispositivos, evitando o uso de instrumentos infectados e a propagação de doenças, além de garantir que os dados e resultados apresentados estejam corretos. Criar um cronograma de manutenções preventivas e corretivas, com especialistas certificados pelo fabricante, também é um passo essencial na busca por uma maior longevidade das máquinas”, relata.

Importante ressaltar que, normalmente, o próprio fabricante indica um cronograma a ser seguido para que o equipamento esteja sempre em boas condições. Alguns, ainda, oferecem serviços terceirizados para a manutenção dos itens.

De acordo com o especialista, é fundamental que os médicos, enfermeiros e outros colaboradores entendam o processo de preservação. “Quando um equipamento é adquirido, na maioria dos casos, o próprio fornecedor realiza um treinamento para o uso das máquinas, assim como a entrega do manual de utilização. É importante, também, que os gestores desenvolvam um arquivo com as principais informações sobre os aparelhos, assim, os funcionários podem consultá-lo em caso de uma eventual dúvida”, pontua.

Alguns critérios determinam a necessidade de aquisição de novos equipamentos médicos em uma clínica ou hospital. “Existem três fatores principais. O primeiro, é quando identificamos que a defasagem da tecnologia disponível está trazendo impactos aos atendimentos. O segundo, quando o maquinário está no fim de seu ciclo e vida útil, demandando uma grande quantidade de manutenções corretivas. O terceiro e último fator está, apenas, relacionado à estética, quando a troca é realizada pelo fato do aparelho estar com uma aparência desgastada. Por serem equipamentos de alto valor, é preciso considerar a possibilidade de reformas, personalizações e outras soluções para prolongar sua boa estética e vida útil”, revela.

Feltrim cita, ainda, que é importante antecipar-se financeiramente para garantir a troca de equipamentos quando necessário. “É fundamental considerar a depreciação e realizar uma reserva monetária para substituição dos equipamentos. Desta forma, empresários e gestores garantem o planejamento financeiro para renovação de seu parque tecnológico”, declara.

O descarte desse tipo de equipamento também deve ser levado em consideração e realizado com cautela. “Normalmente, o próprio fabricante costuma informar a forma correta de descarte do produto ao final da vida útil. A maioria das máquinas costumam ser descartadas como lixo eletrônico, mas algumas, que possuem características específicas e apresentam algum risco de contaminação às pessoas, como aparelhos de Raio-X, dependem de empresas especializadas para que o descarte seja realizado com segurança. Portanto, os gestores precisam estar atentos, também, nesse processo”, finaliza o CEO da SIS Consultoria.

 

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

 

Sobre a SIS Consultoria de Negócios

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!