Atual campeã europeia e mundial, a Espanha enfrentou o Uruguai neste domingo (16), em Recife (PE), pela abertura do Grupo B da Copa das Confederações 2013, com a vitória espanhola pelo placar de 2 a 1.
Tocando a bola, a Espanha iniciou a partida impondo seu ritmo de jogo e tentando evitar as investidas dos uruguaios. A primeira grande chance espanhola aconteceu aos nove minutos, quando Jordi Alba fez o cruzamento e Iniesta deixou para Fábregas acertar a trave de Muslera.
Soldado, aos 16 minutos, tabelou com Iniesta e depois aproveitou sobra da zaga do Uruguai para arriscar o chute, mas viu a bola ir parar nas mãos do arqueiro uruguaio.
Três minutos depois, Pedro abriu o placar para a Espanha, ao aproveitar bola cruzada na área e arriscar o chute, que ainda bateu em Lugano antes de entrar na meta uruguaia.
Aos 31, Soldado anotou o segundo gol espanhol, recebendo na entrada da grande área de Fábregas e finalizando de forma indefensável para Muslera.
A Espanha, aos 37, teve a chance de marcar o terceiro, na tentativa de Xavi após cobrança de escanteio, mas Muslera neutralizou o perigo.
No começo do segundo tempo, a Espanha manteve a postura de jogo e Xavi, aos cinco minutos, fez boa jogada para Pedro tentar o toque, mas Soldado não alcançou a bola.
A Espanha mantinha a posse de bola e, aos 18, Jordi Alba cruzou para Iniesta tentar o chute, mas a bola ficou com Pedro, que mandou para fora.
O Uruguai tentava oferecer alguma pressão, mas sem conseguir colocar a bola na área. Quando conseguiu, fez o gol aos 42 minutos com Suárez, em cobrança de falta que foi parar no fundo das redes de Casillas.
Próximos jogos de Espanha e Uruguai pela 2ª rodada do Grupo B da Copa das Confederações 2013
Espanha x Taiti – 20/jun – 16h00 – Estádio do Maracanã
Nigéria x Uruguai – 20/jun – 19h00 – Estádio da Fonte Nova.
Ficha Técnica
Espanha 2 x 1 Uruguai
Local: Arena Pernambuco, Recife (PE).
Árbitro: Yuichi Nishimura (JPN).
Assistentes: Toru Sagara e Toshiyuki Nagi (ambos do Japão).
Espanha: Casillas; Arbeloa, Sergio Ramos, Piqué e Jordi Alba; Xavi (Javier Martínez), Busquets e Iniesta; Soldado, Pedro (Mata) e Fábregas (Cazorla)
Técnico: Vicente del Bosque.
Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godin e Cáceres; Gargano (Lodeiro), Pérez (Forlán), Rodríguez e Ramírez (Álvaro González); Suárez e Cavani
Técnico: Óscar Tabárez.
Gols: Pedro (ESP) aos 19, Soldado (ESP) aos 32 do primeiro tempo, Suárez (URU) aos 42 do segundo tempo.
CA: Piqué e Arbeola (ESP); Cavani e Lugano (URU).