A unidade ESF (Estratégia Saúde da Família) do Jardim Brasil promoveu, na quinta-feira (27), uma palestra em alusão ao Dia da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, para um grupo de usuários da unidade, com destaque para a identificação, o controle e a prevenção de complicações oftalmológicas em geral.
A palestra foi ministrada pelos médicos Andrew Candido Tavares Costa e Lauriane Menezes Morais, profissionais que atuam na unidade. A ação foi organizada pela equipe de enfermeiros, técnicos, auxiliares e agentes comunitários de saúde.
Durante a atividade, os médicos abordaram a importância do cuidado com a saúde ocular e doenças associadas, como a Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus. Também explicaram os sintomas mais comuns de problemas oculares e suas principais causas, como as conjuntivites, que são tratadas na ESF, até condições mais graves, como catarata, glaucoma, degeneração macular e retinopatia (diabética e hipertensiva), que necessitam acompanhamento e tratamento especializados.
Alguns pacientes aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre os próprios casos, ou de familiares e amigos. Os palestrantes destacaram a importância da avaliação médica em caso de sintomas oculares, em vez da prática da automedicação, que pode trazer complicações à saúde.
Por Amauri de Souza (MTB – 27493)
Fotos: Divulgação (ESF)
VEJA TAMBÉM
Sombra garantida! Os 800 coqueiros do Hot Beach Olímpia são convite à vida boa nos feriados
BNDES aprova R$ 250 milhões para a Suzano restaurar 24 mil hectares de Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia
Com o apoio da Suzano, mais de 23 mil pessoas saíram da linha da pobreza em São Paulo