Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Escritora Sônia Barros lança “NAS ASAS DO HAICAI”


Estação Cultural é o local escolhido para o lançamento do mais novo livro da escritora Sônia Barros.

A escritora Sônia Barros, que se considera barbarense, pois reside em Santa Bárbara d´Oeste desde os três meses de idade, convida a todos para o lançamento do seu vigésimo livro: “Nas asas do haicai”. Com o apoio da Fundação Romi, o evento acontecerá na Estação Cultural no dia 10 de dezembro, sábado, a partir das 15 horas.

O haicai (originário do japonês haikai, vocábulo composto de hai = brincadeira, gracejo e kai = harmonia, realização) representa uma forma poética, de origem japonesa, demarcada pela concisão e pela objetividade. Dado esse aspecto, afirma-se que tal modalidade tenta captar um momento da natureza, assim como, o passar do tempo. Trata-se de um divertido desafio: em apenas três versos, com apenas dezessete sílabas poéticas, fazer o retrato de um momento presente. 

No caso do “Nas asas do haicai”, o retrato de um voo! Mas voos inusitados, diferentes, de seres vivos ou inanimados. Os haicais da obra de Sônia Barros vão de A à Z e foram ilustrados por Ângela Lago, artista premiada e reconhecida internacionalmente.

Em 2015, Sônia Barros lançou, pela mesma editora (Aletria), o livro “Tatu-balão”, que recebeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro. Também foi selecionado para a campanha leia para uma criança, promovida pela Fundação Itaú Social. Recentemente o livro foi adaptado para o teatro e a estreia aconteceu na Feira do Livro de Porto Alegre. 

A escritora, que já fez lançamentos em várias cidades e estados do país, disse que está muito feliz em poder comemorar o nascimento desse seu vigésimo livro aqui em sua cidade. “Desejo que os leitores possam voar nas asas de cada haicai”, diz a autora. “Tento semear a paixão que tenho, desde sempre, pelos livros. Gosto de partilhar minha história de amor pela literatura, a maneira especial como me tornei leitora”, afirma Sônia.

Sobre Sônia Barros 

Nascida em 24 de agosto de 1968, desde a infância mora em Santa Bárbara d´Oeste, no interior do estado de São Paulo. Formada em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba, deu aulas de Língua Portuguesa nas redes particular e estadual de ensino. Fez teatro, dança e canto. Tem dezenove títulos publicados (17 infanto juvenis e 2 para adultos). Seu livro de poemas “Mezzo Vôo”, da Editora Nankin, foi selecionado e publicado pela Secretaria de Estado da Cultura em 2007. E seu segundo livro de poemas, “Fios”, foi o vencedor do Prêmio Paraná de Literatura em 2014. Atualmente se dedica à literatura, em especial à poesia. Participa de feiras e eventos literários e também visita escolas para falar com alunos, pais e professores.

Realização Sônia Barros – Editora Aletria |  Apoio Fundação Romi 

Comentários

Dennis Moraes