Limeira 

Escola Legislativa Paulo Freire articula apresentações culturais contra a dengue em Limeira


Órgão, em parceria com a Comissão de Saúde da Câmara, também prepara palestra com o tema doação de órgãos

 

A Comissão Permanente de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, presidida pela vereadora Dra. Mayra Costa, realizou reunião semanal na manhã desta quinta-feira, 25. Na oportunidade, os parlamentares que fazem parte do grupo (além da Dra. Mayra, estão Lucineis Aparecida Bogo – Lu Bogo -, Sidney Pascotto – Lemão da Jeová Rafá –, Aloízio Marinho de Andrade e Luís Fernando Silveira – Luisinho da Casa Kühl) receberam a diretora da Escola Legislativa Paulo Freire, Mara Jaqueline de Oliveira, para que parcerias fossem confirmadas com o órgão em campanhas que visem ao combate do mosquito Aedes Aegypti e ao incentivo à doação de órgãos.

Dra. Mayra explicou que, no caso da conscientização da importância da doação de órgãos, a Comissão de Saúde contempla a resolução 638/16, de autoria do presidente da Câmara, Nilton Santos, que institui a campanha permanente Jonas Britto. “Conforme pontuado no projeto, a comissão e a Escola Legislativa devem se unir para organizar e idealizar ações voltadas ao tema, reforçando a importância da doação de órgãos”, pontuou a parlamentar.

Segundo Mara, uma palestra deverá ser realizada no Legislativo buscando a conscientização da população acerca da doação de órgãos, no dia 27 de setembro, quando se é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. “Estamos coletando muitas informações sobre esse assunto que nem sempre recebe o destaque e o debate que merece. Por isso que, como prevê o projeto do presidente da Casa, sensíveis também à solicitação da Comissão de Saúde, a Escola Legislativa colaborará de todas as formas com essa discussão”, declarou a diretora.

Sobre a campanha contra o Aedes Aegypti, solicitada pela Comissão de Saúde, Mara revelou que pretende levar às escolas, com foco nos adolescentes, esquetes que mostrem, por meio de cenas engraçadas, possíveis criadouros do mosquito, de acordo com a realidade dos jovens. “Sabemos que o assunto é sério, mas também acreditamos que, além de palestras, é interessante quando alguma linguagem artística é inserida em campanhas, pois não deixa de ser uma ação fundamental que atinge, diretamente, o dia a dia das pessoas, propondo a reflexão”, comentou Mara.

“Estamos planejando esses projetos, junto à Escola Legislativa, para que a Câmara contribua na conscientização da população em ambos os casos, com palestras e apresentações culturais que também revelem o quanto julgamos fundamentais esses debates”, disse Dra. Mayra.

A Comissão de Saúde da Câmara se reúne todas as quintas-feiras, a partir das 11h, na Sala de Reuniões Vereador Mauro Sérgio Vieira.

 

Comentários

Leia também...