Por
Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP
Nesta Semana Nacional do Controle das Infecções Hospitalares (de 15 a 19 de maio),e nada melhor do que uma ação de conscientização para difundir a data. Para tanto, uma equipe do HMNO (Hospital Municipal e Maternidade Doutor Acílio Carreon Garcia), da Prefeitura de Nova Odessa, realizou uma atividade especial na tarde da última terça-feira (23/05).
Lideradas pelo enfermeiro André Roberto Barros e pela “bactéria gigante”, as enfermeiras percorreram os corredores e leitos falando sobre o tema. Na ocasião, elas distribuíram um álcool em gel e panfletos orientativos, com dicas para cuidar bem da saúde, especialmente nas visitas. Uma delas, é inclusive, a higienização das mãos com água e sabão ou por fricção com álcool.
O material diz ainda sobre não levar alimentos sem autorização médica ou da nutricionista, bem como flores e plantas. Também pede para não levar crianças durante as visitas aos pacientes, principalmente sem autorização prévia. Outra dica é para que o visitante não sente na cama do paciente nem na cama vaga no quarto.
“A semana alusiva ao Dia Nacional de Combate à Infecção Hospitalar é tema muito importante, por isso decidimos fazer essa ação especial. Foi um momento de reflexão para reforçar a necessidade da prática de higienização das mãos, pois lavar e higienizar as mãos é um ato muito simples e de grande importância. Enfim, é uma das medidas de prevenção mais importantes contra várias patologias”, comentou André Barros.
O Dia Nacional de Combate a Infecção Hospitalar complementa a data do Dia Mundial de Lavagem das Mãos (celebrada em 05 de maio) e serve para alertar a população e, principalmente, quem trabalha no ambiente hospitalar.
“Alguns micro-organismos em contato com o nosso corpo podem ocasionar problemas graves, entre eles, infecções hospitalares e respiratórias, diarreia e gripe, até mesmo contrair o vírus influenza H1N1, e uma boa higienização com água e sabão ou o próprio álcool 70% previne a colonização das bactérias na pele e ainda diminui os casos de infecções dentro dos hospitais”, acrescentou o enfermeiro.
VACINAÇÃO
O enfermeiro André citou ainda a importância da vacinação no combate às infecções e bactérias. “Devido à Covid, as demais vacinas, inclusive da gripe, sofreram uma queda na procura, então é muito importante que a população mantenha o esquema vacinal em dia, que ajuda no combate às infecções e bactérias”, disse.
Vale lembrar que a Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Saúde, além do atendimento diário nas sete UBSs do município, segue com ações aos sábados, de forma descentralizada, visando atingir o máximo possível da cobertura vacinal. Os “mutirões” são sendo feitos na forma de rodízio.
O próximo, de acordo com o calendário da Secretaria Municipal de Saúde, será neste dia 27/05 na UBS do Jardim São Jorge. Para junho, dia 03/06 acontece na UBS Jardim Marajoara e UBS Nossa Senhora de Fátima (03/06), e no 24/06 na UBS Centro. Em julho cinco Unidades Básicas receberão o “mutirão”: UBS Jardim São Jorge (01/07), UBS Jardim São Manoel (08/07), UBS Jardim São Francisco (15/07), UBS Jardim Alvorada (22/07), UBS Jardim Marajoara (29/07). O “mutirão” em agosto ocorrerá na UBS Jardim Nossa Senhora de Fátima (05/08), UBS Centro (12/08), UBS Jardim São Jorge (19/08) e UBS Jardim São Manoel (26/08).
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Americana intensifica ações de combate à dengue
PAT disponibiliza 662 vagas de emprego em Americana
Processo seletivo para farmacêutico oncológico da Unacon é prorrogado até segunda-feira